10 dicas essenciais para começar os estudos do vestibular em 2018
Se você vai começar os estudos para o vestibular em 2018, o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) traz dicas indispensáveis. Praticar a escrita, fazer resumos, acompanhar as notícias, manter um cronograma de estudos são as melhores estratégias?
Existem várias maneiras de garantir o sucesso, já que cada estudante armazena informações de maneira diferente. Contudo, é possível, sim, obter melhores resultados com algumas práticas e posturas específicas.
1. De que forma estudar para o vestibular
Você já parou para pensar que ninguém nos ensina a “aprender” e a “estudar”? Aprendemos na escola “o que estudar”, mas não somos instruídos quanto à prática do estudo em si. Ao contrário do que muitos pensam, “estudar” é algo que precisa ser praticado, assim como a escrita e a resolução de equações.
2. Criar um cronograma de estudos realista
Caso você estude ou faça cursinho no período da manhã é importante se organizar e elaborar um cronograma realista para as horas da tarde e também para a noite. Programe picos de estudo com intervalos para lanches, alongamento e descansos.
Exemplo: reserve 45 minutos para matemática, faça um intervalo de 15, e depois volte a estudar português por mais 45. Você pode construir uma planilha no Excel ou no Google Docs e atualizá-la toda semana, de acordo com as aulas que tiver.
3. Construir mapas mentais
Mapas mentais são esquemas visuais que ajudam o cérebro a solidificar informações, especialmente quando elas possuem uma relação lógica. Uma ótima maneira de estudar disciplinas mais teóricas como história e literatura.
4. Fazer anotações e tirar dúvidas
Outra vantagem de revisar a matéria logo após a aula é que você verá exatamente quais são suas dificuldade, e poderá tirar as dúvidas com o professor na próxima oportunidade. Fazer anotações e tirar dúvidas é uma maneira certeira de interagir com o conteúdo ativamente e, assim, memorizá-lo.
5. Estudar o conteúdo no mesmo dia
Vale muito a pena rever tudo que você viu na escola, e de preferência, no mesmo dia. Se na segunda-feira você teve aulas de química, física, literatura, inglês e atualidades, estude essas mesmas matérias ao chegar em casa. Faça disso um hábito e assim, você estará fixando o conteúdo visto e identificando suas dúvidas.