10 escritoras lusófonas que você precisa conhecer
Países como Angola e Moçambique, por exemplo, têm revelado autoras incríveis, ainda pouco conhecidas no Brasil.
Não é de hoje que as escritoras portuguesas se tornaram uma referência na literatura mundial. Nomes como Florbela Espanca e Sophia de Mello Breyner caminham ao lado de Saramago e Fernando Pessoa quando se fala na vasta obra produzida em Portugal. Mas não pense que as obras de escritoras em língua portuguesa se restringem ao país da língua-mãe.
Países como Angola e Moçambique, por exemplo, têm revelado autoras incríveis, ainda pouco conhecidas no Brasil. Com ajuda do pessoa da Amora, clube de assinatura de livros escritos por mulheres, selecionamos dez autoras que estão se destacando atualmente nos países lusófonos.
1 – Dulce Maria Cardoso
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- Lançamento do livro Silêncio Escrito e outros poemas na Alpharrabio Livraria neste sábado
- Livro traz a ancestralidade da culinária popular brasileira e alerta sobre os perigos da crise climática para a humanidade
- SarAlpha homenageia o poeta Edson Bueno de Camargo neste sábado
Escolhida para a caixinha de julho da Amora, é uma das autoras contemporâneas mais respeitadas de Portugal. Escreveu obras como “O Retorno e Os Meus Sentimentos”, ganhou muitos prêmios e teve sua obra adaptada para o teatro e o cinema. O livro “Eliete: a vida normal” (Todavia) foi enviado com exclusividade para assinantes antes de chegar às livrarias brasileiras.
2 – Adília Lopes
Nasceu e vive em Lisboa. Provavelmente a mais importante poeta portuguesa viva. Tem muitos livros publicados. Sua última obra, ainda não lançada no Brasil, é “Dias e Dias”, de 2020.
3 – Alexandra Lucas Coelho
Jornalista, autora de 14 livros, já foi repórter correspondente no Oriente Médio e tem três títulos ambientados no Brasil: “Vai, Brasil” (Tinta da China), “Deus-dará” (Bazar do Tempo) e “Cinco Voltas na Bahia e um beijo para Caetano Veloso” (Bazar do Tempo).
4 – Ana Teresa Pereira
Tem mais de uma dezena de livros lançados, mas “Karen” é o único publicado no Brasil, pela Todavia. A escritora nasceu na Ilha da Madeira.
5 – Djaimilia Pereira de Almeida
Nascida em Luanda, é autora de “Luanda, Lisboa, Paraíso” (Prêmio Oceanos 2019) e “A visão das plantas” (Prêmio Oceanos 2020), ambos publicados pela Todavia no Brasil.
6 – Matilde Campilho
Escritora e poeta portuguesa. Publicou poemas em jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo. É autora de “Jóquei e Flecha”, ambos da Tinta da China.
7 – Paulina Chiziane
Nasceu em Maputo, Moçambique, e é primeira mulher africana a ser distinguida com o Prémio Camões. Autora de “Niketche, Uma História de Poligamia” (Companhia de Bolso)
8 – Yara Nakahanda Monteiro
Poeta e ficcionista, autora de “Essa dama bate bué”, publicado no Brasil pela Todavia. Nasceu em Angola e vive em Portugal.
9 – Isabela Figueiredo
Nasceu em 1963, em Moçambique, e mudou-se para Portugal em 1975. Professora e escritora, é uma das mais destacadas vozes da literatura portuguesa contemporânea. A “GORDA” (Todavia) é seu primeiro romance.
10 – Lídia Jorge
Romancista e contista, uma das maiores autoras da língua portuguesa. Nasceu em 1946, no Algarve, e viveu os anos mais conturbados da Guerra Colonial na África. Tem vários livros publicados pela Leya, entre eles, “A noite das mulheres cantoras”.