100 dias para a Fuvest: o que estudar para o vestibular?

As inscrições para o vestibular mais concorrido do país abrem no dia 19/08

Faltam 100 dias para um dos vestibulares mais concorridos e almejados do país, o da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) –que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP).

Para 2025, são oferecidas mais de 8 mil vagas em cursos de graduação por meio do vestibular da Fuvest. Na última edição, o vestibular teve 110.399 inscritos.

100 dias para a Fuvest: o que estudar para o vestibular?
Créditos: Freepik
100 dias para a Fuvest: o que estudar para o vestibular?

As inscrições para o Vestibular Fuvest 2025 abrem na próxima segunda-feira, 19 de agosto, e vão até o dia 8 de outubro.

As provas estão marcadas para 17 de novembro (1ª fase, que avalia os conhecimentos gerais) e 15 de 16 de dezembro (2ª fase, que avalia o conhecimento em matérias relacionadas ao curso escolhido pelo vestibulando). 

Como se preparar para a Fuvest 2025

A preparação para o exame é imprescindível e pode fazer toda a diferença na nota do participante. 

Por ser uma prova que possui assuntos muito específicos, neste momento, em que o tempo de preparação começa a ficar escasso, é importante dar atenção as temáticas de maior incidência. Molina também ressalta que um bom plano de estudos faz toda a diferença.

“É fundamental que também haja momentos de lazer. Já nos períodos de estudos manter o foco e planejamento é fundamental. Dentro deste contexto, a rotina para o vestibulando é uma das chaves do sucesso”, conta Madson Molina, coordenador do Curso Anglo.  

Além dos conteúdos de maior incidência, é importante que o vestibulando também dê atenção à lista de livros de leitura obrigatória. Tanto para a primeira, quanto para a segunda fase, aparecem diversas questões sobre as obras solicitadas.

Talvez o primeiro passo seja a leitura dos livros, no entanto, materiais dos resumos das obras podem ser eficientes. 

100 dias para a Fuvest: o que estudar para o vestibular?

1 – Prestar outros processos seletivos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova da Unicamp e da Unesp pode ser uma maneira de se acostumar com a realização das provas e desafogar as tensões.

Com outras experiências em vestibulares, o estudante conseguirá prestar a Fuvest menos pressionado e poderá optar por ingressar em outra universidade.

2 – Dedicar-se. Existem variáveis que impactam no resultado, mas a dedicação do estudante a seus estudos, sem dúvida, é fundamental.  

3 – Ter uma rotina pré-definida de estudos que considere as matérias que o estudante possui mais dificuldade e que possa ser seguida é uma boa dica para gerenciamento de tempo, já que faltam apenas três meses. 

4 – Ter disciplina, não apenas para se dedicar ao conteúdo que cai na prova, mas também a seus momentos de lazer, porque isso pode impactar no resultado. A disciplina, deste modo, entra para que o vestibulando não exagere nos dois aspectos e encontre um ponto de equilíbrio. 

5 – Não se esquecer dos momentos de lazer. É importante que o estudante tenha ocasiões de descompressão, como encontros com amigos, momentos em família e atividades que não estão relacionadas ao vestibular.