12 CEUs de SP oferecem cursos gratuitos de gastronomia

Cursos têm foco na geração de renda e transformação social; confira como se inscrever

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, passa a oferece cursos gratuitos de gastronomia em 12 CEUs da capital com gestão compartilhada entre Instituto Baccarelli.

Com foco na geração de renda e transformação social, os cursos têm coordenação e metodologia do Instituto Capim Santo e combinam gastronomia e empreendedorismo, abordando diversos conceitos ligados a boas práticas de manipulação de alimentos, combate ao desperdício, consumo consciente e sustentabilidade.

Créditos: Divulgação

Os cursos gratuitos oferecem ainda de certificados para os participantes que concluírem as aulas. No total, a previsão é de mais de 700 pessoas impactadas apenas no segundo semestre de 2024.

Como se inscrever nos cursos gratuitos

Para participar, as pessoas devem ser maiores de 18 anos, e ter pelo menos o ensino fundamental em curso. As inscrições acontecem na secretaria de cada unidade.

Os primeiros cursos oferecidos têm como foco massas e molhos, e pizzas, e em breve serão oferecidas também formações sobre produção de marmitas.

Com extensões variadas, os cursos vão desde oficinas pontuais, com duração de um dia, até formações mais aprofundadas, com 60 horas-aula.

No ano passado, o programa Cozinha Escola qualificou 5 mil pessoas que tiveram a chance de ingressar em diversas áreas do setor gastronômico.

Os cursos do Cozinha Escola são ministrados por profissionais qualificados e realizados em 16 CEUs, distribuídos pelas quatro regiões de São Paulo ou em entidades credenciadas pela Fundação Paulistana.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do Cozinha Escola ou diretamente na unidade do CEU de escolha do cidadão.