Cinusp exibe pela 2ª vez a “Mostra Diversidade em Cena”

A série de filmes terá como tema principal o amor entre mulheres

divulgação
Outro filme que integra a programação é "Amigas de Colégio", nos dias 4 e 11.

O combate à homofobia está em todos os lugares. Cinema, internet, música, artes visuais, dentro das casas, nas ruas e até mesmo em algumas vertentes religiosas. Justamente pelo fato de que o preconceito habita todos os contextos citados. Batalhas diárias são travadas para romper com o desrespeito a tod@s que buscam os direitos mais básicos descritos na Constituição, mas que para muitos parecem ter sido escritos a lápis. E apagados a dedo.

Tratando-se de engajamento e uso da arte como forma de conscientização, o cinema presta um papel fundamental. Entre 3 e 14 de setembro o Cinusp exibirá a “Mostra Diversidade em Cena”, com entradas gratuitas e sessões às 16h e 19h. Este é o segundo ano em que o evento ganha espaço na Cidade Universitária e a temática será o amor entre mulheres. A programação, batizada de “Agora que são elas”, reúne filmes como Tomboy e Minhas Mães e Meu Pai e o clássico Infâmia. 

A lista completa dos títulos estará disponível no site do Cinusp. Abaixo, mais informações sobre os longas destacados:

Tomboy

Exibições: 11/9, às 19h; e 14/9, às 16h.
Direção: Celine Scianma
Informações técnicas: França, 2011, cor, 35mm, 84′. Classificação: 10 anos.
Sinopse: Laure é uma menina de 10 anos que se muda para um novo condomínio durante as férias de verão. Ao conhecer as outras crianças do prédio, Laure resolve se apresentar como Michäel. Ela explora as novas fronteiras e potencialidades dessa nova identidade ao mesmo tempo que desperta a paixão de Lisa, uma das garotas da turma.

Minhas Mães e Meu Pai

Exibições: 4/9, às 16h; e 12/9, às 19h.
Direção: Lisa Cholodenko
Informações técnicas: EUA, 2010, cor, 35mm, 106’. Classificação: 12 anos.
Sinopse: Dois irmãos adolescentes, Joni  e Laser, são filhos do casal homossexual Jules e Nic, concebidos através da inseminação artificial de um doador anônimo. Contudo, ao completar a maioridade, Joni encoraja o irmão a embarcar numa aventura para encontrar o pai biológico sem que as mães saibam. Quando ele finalmente aparece, a harmonia do núcleo familiar será perturbada por sua tentativa de se integrar.

Infâmia

Exibições: 3/9, às 19h; e 13/9, às 16h.
Direção: Lisa Cholodenko
Informações técnicas: EUA, 1961, cor, 35mm, 108’. Classificação: 14 anos.
Sinopse: Baseado na peça teatral de Lillian Hellman, o filme conta a história de duas professoras de uma escola particular que são acusadas, por uma das alunas, de manter uma relação amorosa. A menina ainda convence a avó de que ela e as outras estudantes foram molestadas pelas professoras. É o início de um escândalo que atinge toda a comunidade, com repercussões inesperadas e trágicas.

[tab:END]

Por Redação