3 dicas para as férias escolares do seu filho

O Socorro! Meu filho não estuda separou algumas dicas para as férias escolares que se aproximam. Se você quer participar mais sem intervir na liberdade de criação das crianças, confira as dicas abaixo:

1. Usar tecnologia como inspiração

 A dica é deixar que seu filho use os joguinhos do celular ou tablet em momentos nos quais realmente você e ele precisam de algum tempo para se concentrar separadamente em alguma tarefa, porém com tempo determinado.

Passado esse tempo, quando seu filho pedir para jogar novamente, você diz que ele poderá ter mais algum tempo com seu celular depois que ele tiver recriado a brincadeira com materiais que você deixar disponíveis.

 Como exemplo, se o joguinho favorito de sua filha for um daqueles em que se escolhe a roupa para vestir a boneca, ofereça papel, canetinha, lápis de cor e tesoura sem ponta para que ela crie as roupas que poderão vestir uma boneca que ela já tenha ou você poderá ajudá-la a criar também a boneca com papelão ou usando o fundo de uma caixa de sapatos.

Ao criar a mesma brincadeira no mundo real, com objetos concretos, seu filho desenvolverá coordenação motora, concentração, foco, criatividade, habilidades para lidar com a frustração, aprenderá com a tentativa e erro. Todas essas habilidades tornarão sua vida de estudante muito mais prazerosa e suave. Vocês terão assim, chances de aproveitar o melhor dos dois mundos: o real e o virtual.

2. Reinventar os jogo de tabuleiros

Que tal usar aquele jogo de tabuleiro que seu filho já cansou de jogar como inspiração para outras brincadeiras? Os dinheirinhos de alguns jogos podem servir como parte de uma brincadeira de faz de conta de loja ou o carrinho que serve de peão em outro pode ser instrumento para construir uma cidade. Além de estimular a criatividade, esse tipo de brincadeira também desenvolve a concentração da criança.

3. E os pais devem fazer com que os filhos estudem nas férias? Confira aqui a resposta.