3 países na Europa para cursar uma universidade (quase) de graça
Aqui na editoria Educação do Catraca Livre já divulgamos diversas ofertas de bolsas de estudo em muitas partes do mundo. Mas, há também países em que a universidade pode ser cursada quase de graça, sem custos de anuidade ou competição para bolsas. Conheça abaixo três nacionalidades em que é possível estudar gastando o mínimo:
1. Alemanha
As universidades da Alemanha não cobram nenhum tipo de taxa para alunos de graduação. De modo geral, não é caro para se viver em solo alemão. Por lá, os estudantes gastam entre 500 e 700 euros por mês com acomodação, transporte, alimentação e despesas gerais. Confira aqui as principais instituições de ensino na Alemanha.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- França oferece bolsas de estudo para brasileiros; saiba como concorrer
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
2. Noruega
As universidades públicas não cobram anuidade de qualquer estudante (incluindo alunos de graduação, mestrados e PhD). No entanto, é preciso desembolsar uma taxa semestral de manutenção que varia entre 300 e 600 coroas norueguesas (até 230 reais). Já o custo de vida no país é mais elevado. Veja aqui instituições da Noruega.
3. França
Aos estudantes que se arriscam a falar francês, o ensino é mais em conta nas universités (com graduações e mestrados que custam entre 200 e 400 euros anuais) e écoles (formações mais específicas com custo de 600 euros anuais). Um estudante precisa de 430 euros por mês para se manter no país.
Com informações do site Estudar Fora.
- Leia também: