4 dicas para seu filho aprender a gostar de estudar
Gostar de estudar é algo que se aprende? Sim! Porém, ocupados com a necessidade de alcançar as notas necessárias para “passar”, pais, alunos e professores acabam por não ter o tempo necessário para sequer pensar em como despertar e manter o prazer em estudar.
Como ajudar seu filho a sentir prazer em estudar? Infelizmente, poucas vezes ouvimos esse tipo de pergunta.
Por conta da rotina corrida e da necessidade de alcançar as notas necessárias para “passar”, pais, alunos e professores acabam por não ter o tempo necessário para sequer pensar em como despertar e manter o prazer em estudar.
Vamos então a algumas dicas de como ajudar seu filho a gostar de estudar:
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Cientistas decifram o caminho para o alívio da depressão em horas
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
-
Comece trocando o verbo “estudar” pelo “aprender” – mesmo para os pais, estudar remete a “senta ali e não sai enquanto não tiver estudado toda a matéria”. E assim é para os alunos. Você já viu alguém ficar triste ou chateado porque aprendeu algo novo?
-
Ajude seu filho a incluir momentos de prática aos estudos – sim, seu filho não poderá aprender se não estudar. Ajudá-lo a incluir a vivência e realidade da família ao conteúdo a ser estudado faz toda a diferença no envolvimento com a matéria da escola.
-
De tempos em tempos, pergunte ao seu filho qual é o sonho da vida dele. Incentive para que ele tenha sonhos, para que acredite que pode realiza-los, não importa o quão impossível possam parecer!
-
A dica de ouro para ajudar seu filho a ter prazer em estudar: dar o exemplo. Nenhum de nós está tão pronto que não tenha mais nada para aprender. Que tal aprender algo novo, realizar um sonho ou simplesmente sonhar um sonho novo agora, aí mesmo, bem na frente do seu filho?