4 motivos para fazer intercâmbio na Bélgica
Charme, clima agradável, efervescência cultural e qualidade artística são qualidades que você busca em um país –seja para turismo, intercâmbio ou moradia permanente? Então, a Bélgica pode ser a escolha perfeita! Embora não seja tão popular quanto outros destinos europeus, como França, Itália, Alemanha ou Inglaterra, fazer um intercâmbio no país é uma ótima oportunidade para quem deseja aperfeiçoamento e conhecer belos lugares.
São praças medievais, universidades de ponta e centros políticos que resultam em um dos lugares mais surpreendentes e promissores que você poderia conhecer.
Bruxelas: coração da Europa
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- Tudo o que dá para fazer em 3 dias em São Miguel dos Milagres
Você sabia que Bruxelas é, além de capital da Bélgica, também a capital da União Europeia (UE) e reúne diversas instituições de peso, como a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)? Isso significa que Bruxelas é um dos maiores polos de atração de grandes líderes mundiais, diplomatas e políticos do mundo.
Em outras palavras: estar no país é estar próximo de onde são tomadas boa parte das decisões mais importantes do globo e, ainda, ter a chance de conseguir estudar e trabalhar em ambientes de prestígio e reconhecimento internacional.
No entanto, para exercer uma atividade profissional no país, é exigida bastante experiência, domínio de outras línguas e diferenciais bastante chamativos no currículo, já que a Bélgica é uma das nações que mais recebe imigrantes na Europa.
Aprendizado e cultura
A Bélgica é um país poliglota e os três idiomas mais praticados são o francês, o neerlandês e, claro, o inglês –sendo as duas primeiras línguas consideradas oficiais. Com isso, conseguir praticar e solidificar conhecimentos em qualquer um desses idiomas torna-se muito mais fácil.
Outro fator muito forte no país é a sua expressividade artística. Além das belíssima arquitetura que varia entre deslumbrantes construções medievais e art nouveau até imponentes prédios modernos e pós-modernos, a Bélgica foi — e é — o berço de consagrados artistas como Jacques Brel, Renée Magritte e Gotye.
Clima para todos os gostos
Quem está habituado com a instabilidade sazonal brasileira, certamente se apaixonará pelas mudanças climáticas e estéticas proporcionadas pelas estações do ano na Bélgica. São dias e climas para todos os gostos: ensolarados, frescos, floridos e frios. Como a Bélgica é um país bem arborizado e repleto de parques, é possível ter momentos próximos à natureza mesmo nas regiões mais urbanas.
Culinária renomada
A culinária belga, com origens nas cozinhas francesa e flamenga, é reverenciada, por amantes e especialistas, como uma das melhores da Europa –e do mundo. São milhares de restaurantes, cafés e bistrôs que não deixam em nada a desejar em relação aos franceses e italianos.
As especialidades da cozinha belga são os waffles, as batatas fritas e, é claro, o chocolate. Mas se você prioriza opções mais saudáveis, não se preocupe! Há uma ampla variedade de pratos leves e saudáveis que podem ser encontrados com facilidade.
Outro item do cardápio Belga que é uma referência internacional é a cerveja –considerada por muitos a melhor do mundo. O estilo mais famoso é o lambic, que é produzido principalmente na região de Pajottenland. Outra também muito popular é a cerveja kriek (de cereja) e pode ser encontrada em praticamente qualquer estabelecimento.
Texto por Ana Putka via DPB Intercâmbio