4 universidades para estudar medicina no Reino Unido
A maioria das graduações de medicina no Reino Unido é organizada em cursos de seis anos
Estudar medicina e treinar para se tornar um doutor no Reino Unido é uma das melhores opções do mundo para estudantes internacionais de alto desempenho e entusiasmo pela área de estudo.
A admissão às escolas médicas britânicas é competitiva e, de maneira geral, os candidatos estrangeiros precisam, primeiramente, concluir um programa preparatório médico – em inglês, Medical Foundation Course – por um ano antes de dar início ao curso acadêmico.
A maioria das graduações de medicina no Reino Unido é organizada em cursos de seis anos, enquanto os estudos nas áreas de odontologia e farmácia costumam durar cinco anos. Mesmo assim, o treinamento para se tornar médico no Reino Unido é tão longo quanto no Brasil e na maior parte do mundo, exigindo uma dedicação de dez ou mais anos para se tornar um especialista ou clínico geral.
Selecionamos quatro opções de universidades renomadas com diferentes ofertas de graduações em áreas da medicina no Reino Unido. Com especialização, duração, grade curricular, preço e processo de seleção distintos, sempre haverá uma escolha adequada para o seu interesse, orçamento e objetivo de carreira.
1. University of Sheffield
A universidade é uma das 100 melhores universidades do mundo segundo o ranking acadêmico da QS e também faz parte do prestigioso Russell Group — formado pelas 20 principais instituições de ensino superior do Reino Unido.
A Sheffield tem um curso chamado Medicina (Fase Um) de cinco anos de duração oferecido por sua Escola Médica. O objetivo é de desenvolver nos estudantes as competências clínicas desde o primeiro semestre usando uma combinação de abordagens, como o ensino em alas hospitalares, em clínicas (tanto a prática geral quanto em hospitais), aulas, seminários, tutoriais, trabalhos em grupo e dissecação.
O curso concede aos graduados dois bacharelados: um de medicina e um de Ccrurgia – por isso é conhecido pela sigla MBChB, no latim Medicinae Baccalaures Baccaulares Chirurgiae.
No primeiro ano, o estudante já será introduzido aos estudos médicos e também às ciências médicas básicas, como sistema cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, nervoso, musculoesquelético, sanguíneo, geniturinário, endócrino e reprodutor.
No último ano, chamado de Foundation Year 1, o graduando já estará apto a fazer aulas avançadas de extensas competências clínicas, com especializações médicas e cirúrgicas, sempre com o acompanhamento de um supervisor. A conclusão bem-sucedida resulta em um registro completo no Conselho Médico Geral.
Saiba mais sobre o curso pelo botão “Contate a Universidade” aqui.
2. University of Liverpool
A Universidade de Liverpool tem uma série de bacharelados relacionados à medicina, como química médica, química nédica e farmacologia, preparatório para estudos veterinários, medicina e cirurgia, odontologia, entre outros.
A instituição também tem um MBChB de cinco anos de duração. O intuito do programa é garantir os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para praticar a medicina com segurança e ética, proporcionando um excelente padrão de qualidade em sua grade curricular.
Há disciplinas como psicologia, bioquímica, anatomia, sessões clínicas, que vão avançando gradativamente até culminar com uma extensa experiência clínica em hospitais e comunidades no quinto ano de estudos.
A graduação no MBChB resulta em uma Qualificação Médica Primária (Primary Medical Qualification – PMQ) que garante aos estudantes um registro provisório no Conselho Médico Geral e a progressão para os estudos em um Foundation Year 1, o próximo passo na carreira acadêmica de médicos no Reino Unido.
Saiba mais sobre o curso pelo botão “Contate a Universidade” aqui.
3. Medicina no Reino Unido pela University of Portsmouth
A tem quatro bacharelados de ciências em áreas da Medicina: imagiologia médica e radiografia de diagnóstico, prática do departamento operacional, ciência paramédica, e radioterapia e oncologia.
Todos os cursos têm três anos de duração e resultam em uma qualificação necessária para o registro no Conselho de Profissões de Cuidado e Saúde (Health and Care Professions Council – HCPC).
Oferecidos pela Faculdade de Ciências da Portsmouth, estes bacharelados proporcionam os componentes práticos fundamentais para exercer a profissão escolhida pelo estudante, com quase metade do curso dedicado à prática clínica.
A Portsmouth tem um Centro para Simulação em Saúde e Cuidados onde os estudantes podem aplicar os seus conhecimentos, atender pacientes e desenvolver habilidades de liderança, comunicação e solução de problemas.
Saiba mais sobre os cursos da University of Portsmouth pelo botão “Contate a universidade” aqui.
4. Swansea University
A instituição tem uma das três melhores escolas médicas do Reino Unido, com um abordagem interdisciplinar para formar doutores e cientistas.
Oferece opções de bacharelados de ciências nas áreas de ciências médicas aplicadas e de ciência da saúde com especializações em audiologia, fisiologia cardíaca, medicina nuclear, física de radioterapia e fisioterapia do sono e respiratória.
Estes programas de estudo têm três anos de duração. O estudante pode escolher adicionar um programa de Foundation Year 1 ao final do bacharelado de ciências médicas aplicadas, totalizando quatro anos de estudos.
A maioria destes cursos servem como preparatório para o MBChB da Escola Médica de Swansea. Se o estudante concluí-lo com um desempenho satisfatório, pode fazer a entrevista para concorrer à admissão ao curso de Medicina da Universidade e continuar os estudos para se tornar um clínico geral ou especialista — desde que a grade curricular concluída tenha as disciplinas de base necessárias. Isto pode ser acertado com um orientador da Swansea uma vez admitido ao bacharelado.
Saiba mais sobre os cursos da Swansea University pelo botão “Contate a universidade” aqui.