CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

5 aplicativos para aprender matemática no dia a dia

Quer saber um pouco mais como a internet e seus aplicativos podem ajudar os estudantes com a matemática no dia a dia?

Por: (SEB) Sistema Educacional Brasileiro

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a calculadora não acabou com o exercício de matemática no dia a dia. Na verdade, só simplificou a realização e conclusão de tarefas. E o mesmo raciocínio vale para a tecnologia digital, viu?

Facilitadora, ela não isenta os usuários de conhecerem os fundamentos básicos das ciências exatas. Na prática, ajuda na condução rumo aos resultados desejados.

Hoje, são diversos os aplicativos que podem desmistificar a Matemática tanto para alunos do Ensino Fundamental como do Ensino Médio, servindo como fortes aliados nos estudos.

Seja para reforçar alguns conceitos ou para fixar matérias às vésperas de provas, aí estão grandes conhecidos dos seus filhos atualmente.

Quer saber um pouco mais como a internet e seus aplicativos podem ajudar os estudantes com a Matemática no dia a dia? Pois veja só:

Conheça os 12 principais aplicativos de matemática para potencializar os estudos:

1. Rei da Matemática
Com versões gratuitas e pagas, o aplicativo transforma a rotina matemática em um exercício lúdico e interativo. No Rei da Matemática (Android e iOS), os usuários moram em um reino cujos desenvolvimentos pessoal e do ambiente ao redor dependem da realização de diversos problemas matemáticos.

Aí entram questões aritméticas de adição, subtração, raízes e frações, entre outras. É bastante útil para auxiliar os alunos ainda pouco familiarizados com as continhas.

2. Math Drills Lite
Nesse caso, o aplicativo é em inglês, o que pode exigir certo conhecimento dos pais que desejam colocar as primeiras habilidades matemáticas dos filhos à prova.

O Math Drills Lite (iOS) é gratuito e possui uma interface bastante intuitiva, conduzindo os usuários a exercícios práticos sobre fundamentos básicos aritméticos, como adição, subtração, multiplicação e divisão. E o melhor é que dispõe de um gráfico de desempenho individual excelente para avaliar pontos fortes e fracos.

3. Pense+ ENEM
O ENEM é uma etapa muito presente no cotidiano escolar dos alunos do Ensino Médio. E sabia que preparar seus filhos para a prova pode ser mais fácil que tirá-los da cama pela manhã?

O Pense+ ENEM (Android) é um aplicativo gratuito que reúne todas as provas do ENEM desde 2007, totalizando quase 1.500 questões para seus filhos testarem suas habilidades com exercícios que fizeram parte da história do exame. E ainda há espaço para o aluno checar seu desempenho nas provas!

4. AppProva
Gratuito e em português, o AppProva (Android iOS) reúne provas do ENEM e de outros vestibulares, além de contar com simulados semanais e questões que replicam métodos usados nas provas.

E o mais bacana é que o sistema de avaliação empregado é o TRI (Teoria de Resposta ao Item), mesmo método usado pelo MEC para medir o grau de conhecimento do candidato a partir de questões fáceis, médias e difíceis.

Com ele, calcula-se a média estatística e probabilística de acertos e não apenas a quantidade de respostas certas. Trata-se de um programa complementar aos estudos, com dicas e exercícios para que seus filhos tenham ainda mais chances de serem aprovados nas provas mais concorridas do país.

5. iMathematics
Mais que um programa para resolver problemas matemáticos, o iMathematics (Android, iOS e Windows Phone) se propõe a ensinar a disciplina em tópicos dedicados à geometria, aritmética e trigonometria, como estatísticas, equações, fórmulas, álgebra linear, vetores, matrizes, cálculo com números complexos, funções de enredo e o cálculo de raízes e extremas (polinomial, racional, exponencial e assim por diante), entre outras funcionalidades. Existem versões gratuitas e pagas do aplicativo, que é um dos mais populares do gênero.

Viu como é possível ajudar seus filhos, preparando-os nas diversas etapas acadêmicas que os desafiarão pelo caminho? Pois se deseja complementar o cuidado com a educação dos seus filhos além da Matemática no dia a dia, aproveite para saber mais sobre o assunto descobrindo como a tecnologia pode ser uma grande aliada nos estudos!

Para saber mais sobre o assunto, confira a matéria completa no Blog Novos Alunos.

1
Weintraub ignora apelo de estudantes e mantém a data do Enem em meio à pandemia
Em meio à pandemia do novo coronavírus, estudantes de todo o país têm utilizado as redes sociais para pedir o …
2
9 passos para escrever um roteiro impecável
Escrever roteiro de um filme pode ser uma tarefa desafiadora: exige criatividade, dedicação e persistência para que ideias maturem.Roteiristas profissionais …
3
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
4
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
5
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
6
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
8
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …