5 cursos gratuitos mais concorridos da FGV; veja como se inscrever
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece 185 cursos gratuitos com foco no aprimoramento, tanto profissional quanto pessoal. Dá para aprender um pouco sobre ciência de dados ou técnicas de comunicação em uma faculdade respeitada no mercado.
Os programas são práticos e objetivos, fornecem conhecimento aplicável e relevante para a realidade brasileira, contribuindo para o desenvolvimento dos participantes.
Os cursos gratuitos dão direito a declaração de conclusão personalizada, que é obtida após a aprovação em um teste online com questões objetivas, realizado ao final do curso, bastando apenas o preenchimento de um cadastro de inscrição para ter acesso ao teste.
Essas capacitações abrangem diversas áreas de conhecimento, oferecendo uma oportunidade única de aperfeiçoamento para atualizar currículos já no início de 2024 com a excelência da FGV:
- Administração;
- Direito;
- Economia e Finanças;
- Educação e Humanidades;
- Estratégia e Negócios;
- Gestão em Energia;
- Gestão em Saúde;
- Liderança e Pessoas;
- Marketing e Vendas;
Relações Internacionais;
Tecnologia e Ciência de Dados.
Para conhecer todos os cursos disponíveis e se inscrever gratuitamente, acesse aqui.
Os 5 cursos gratuitos mais concorridos da FGV
1° – Autoconhecimento: a Base para Inteligência Emocional e Resiliência
O que é: Aborda as principais teorias sobre a inteligência emocional, a resiliência e o autoconhecimento.
Carga horária: 5 horas.
Autora: Paloma Pereira de Almeida, mestra pela UFPE.
Público-alvo: recomendado para estudantes do ensino superior e profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre empreendedorismo no mercado financeiro. Não precisa ter conhecimento prévio.
Conteúdo: teoria da resiliência, principais teorias da inteligência emocional. Para mais informações, clique aqui.
2° – Como fazer investimentos 1
O que é: apresenta e discute conceitos e métodos que irão ajudá-lo a aplicar seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos.
Autor: Fabio Gallo Garcia, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)
Conteúdo: conhecimentos essenciais para fazer investimentos, características de aplicações (sobretudo aquelas ligadas a fundos de investimentos), renda fixa e renda variável. Para mais informações, clique aqui.
3° – Empreendedorismo para o Mercado Financeiro
O que é: o curso analisa as competências e características mais importantes de um empreendedor. Também apresenta, de forma abrangente, os passos recomendados para empreendimentos bem-sucedidos, desde a caracterização do empreendedor e dos modelos de negócios até a avaliação de perfis de clientes e a construção de fidelização.
Autor: Gilberto Sarfati, da USP)
Carga horária: 8 horas
Conteúdo: modelo de negócios, características empreendedoras, relacionamento com sócios, planejamento, gestão, fidelização do cliente no mercado financeiro etc. Para mais informações, clique aqui.
4° – Introdução à Ciência de Dados
O que é: o curso Introdução à Ciência de Dados traz exemplos de aplicações reais do processo de extração e geração de conhecimento via ciência de dados, discutindo ainda aspectos éticos ligados a essa nova área do conhecimento.
Autor: Luis Poco, da New York University
Carga horária: 60 horas
Quantos fizeram: 105.170 alunos já fizeram esse curso
Observação: Os textos indicados na bibliografia recomendada podem não estar acessíveis por conta dos seus direitos autorais. Recomendamos adquirir as licenças dos textos na livraria de sua escolha. Isso, porém, não o impossibilita de concluir o curso.
Conteúdo: o que é a ciência de dados, problemas e soluções na área, métodos matemáticos e computacionais, exemplos reais, questões éticas etc. Para mais informações, clique aqui.
5° – Storytelling e técnicas de apresentação: conceitos gerais de comunicação
O que é: apresenta os principais conceitos e técnicas para você dominar a sua comunicação e melhorar a performance em apresentações corporativas.
Autora: Ana Christina Celano, doutora, FGV
Carga horária: 5 horas
Conteúdo: comunicação interpessoal, aspectos essenciais de media training, stakeholders – os diferentes tipos de públicos de relacionamento, assertividade, empatia etc. Para mais informações, clique aqui.