5 cursos gratuitos para melhorar a produtividade no trabalho
Trabalhar fora do escritório exige bastante disciplina; todos os cursos oferecem certificação ao final
Nos últimos anos, o trabalho remoto (home office) no Brasil tem se consolidado como uma prática cada vez mais comum e relevante, impulsionada significativamente pela pandemia de covid-19.
Com a necessidade de distanciamento social, empresas de diversos setores adaptaram suas operações para permitir que funcionários desempenhassem suas funções de casa, utilizando ferramentas digitais para comunicação e gestão de tarefas.
No fim do ano passado, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou um levantamento que revelou que cerca de 7,4 milhões de brasileiros exerceram o chamado trabalho remoto em 2022. Esse número representa quase 8% dos 96,7 milhões de pessoas ocupadas que não estavam afastadas de suas funções.
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
Embora muitas empresas estejam realizando um retorno ao trabalho híbrido ou presencial, os dados e previsões ainda apontam a continuidade do home office em 2024.
De acordo com previsão recente da consultoria Gartner, até 2025 cerca de 70% dos trabalhadores ao redor do mundo terão a opção de trabalhar remotamente pelo menos parte do tempo. No Brasil, esse número tende a ser ainda mais expressivo, alcançando 80%.
Trabalhar fora do escritório exige bastante disciplina. Para ajudar a melhorar o seu desempenho, listamos cinco cursos gratuitos com certificado disponíveis na plataforma Eu Capacito, iniciativa do Instituto Itaqui.
5 cursos gratuitos para melhorar a produtividade no trabalho
1 – Melhores práticas para trabalhar em casa (Salesforce)
Nesse treinamento rápido, você terá acesso a um conteúdo que oferece algumas técnicas para ter sucesso no home office. São apenas 30 minutos. Clique aqui para acessar.
2 – Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade (Microsoft)
Esse curso possui um conteúdo programático mais extenso, com técnicas para melhorar a gestão do tempo, evitando a procrastinação, desenvolvendo a resiliência e aprimorando o foco. A carga horária é de 10h e 20 minutos. Acesse aqui.
3 – Trabalhando em um mundo digital – habilidades profissionais (IBM SkillsBuild)
O trabalho remoto exige, além de habilidades técnicas, características essenciais para o ambiente profissional. Neste compilado de cursos, com oito horas de duração, você terá acesso a temas como “colaboração efetiva” e “qualidade e agilidade na apresentação do trabalho”. Duração de 8h. Para acessar, clique aqui.
4 – Como desenvolver a colaboração entre a equipe (Microsoft)
Por mais que o trabalho seja executado de forma remota, existe uma equipe por trás de cada função e atividade. Esse curso te ensina a desenvolver e manter relações corporativas construtivas e cooperativas. Além disso, também oferece ferramentas para te ajudar a transmitir mais confiança nas suas intenções. Duração de 13h e 10 minutos. Acesse aqui.
5 – Conecte-se! (Cisco)
Para ser um profissional digital é preciso conhecer os conceitos básicos desse universo. Compreender melhor a Internet, os computadores e as mídias sociais são qualificações que podem ajudar a alavancar a carreira, mesmo trabalhando de casa. Como é um curso introdutório, não há necessidade de conhecimento prévio. A carga horária é de 30 horas. Basta clicar aqui para acessar.
Todos esses cursos e muitos outros, de várias áreas do conhecimento, estão disponíveis na plataforma online e gratuita do Eu Capacito.