5 dicas para seu filho estudar para as provas
O boletim chegou e só de bater o olho você já ficou nervoso? Se todas as notas estão boas, mas uma está abaixo da média, a solução é conversar com o seu filho com calma.
Procure elogiar as notas boas e o esforço que ele fez para alcançá-las. Aproveite o momento para perguntar o que ele pretende fazer para melhorar aquela nota baixa e mostre que você confia que ele consegue fazer isso.
Mas, e se as notas estão quase todas a baixo da média? A solução para esse caso é mudar alguns hábitos de estudo.
- Estudo aponta exercícios de isometria para controlar a pressão alta
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Universidade de Cambridge está com inscrições abertas para bolsas de estudo em curso de verão
- Plataforma de estudos oferece revisão gratuita para o Enem
Confira 5 dicas que poderão ajudar – e muito – para que seu filho de fato aprenda e assimile a matéria no momento em que estiver estudando para as provas:
Primeiramente, o que não fazer:
1. Grifar ou destacar com marca texto a matéria que estiver estudando – o efeito é praticamente nulo em termos de revisão ou aprendizagem de qualquer conteúdo ao estudar desta forma.
2. Ler o texto do livro, caderno ou apostila – embora muitos estudantes sintam um grande alívio depois de passarem algum tempo relendo a matéria estudada, o efeito em termos de assimilação do conteúdo lido é mínimo. Ao invés de ler, o estudante pode aproveitar melhor escrevendo a matéria. Primeiro escreve o que lembra. Compara o texto escrito com o material dos livros ou apostilas. Completa com trechos importantes que tenham sido deixados de fora da primeira vez. E para um efeito ainda melhor, refazer atividades, exercícios e testes da matéria que está estudando.