5 produções que dão luz aos desafios da educação no Brasil
Séries abordam temas como igualdade de gênero, empoderamento feminino, combate ao racismo e homofobia
A educação é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Objetivo do pacto é, até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.
Esse é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.
- 5 razões para colocar a Chapada Diamantina na sua lista de desejos agora!
- 5 filmes que mostram a importância da Mata Atlântica
- O que o presidente eleito Lula falou na COP 27?
- Prêmio Megafone celebra o ativismo e a importância no avanço dos direitos humanos no Brasil
O setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias influenciador e engajador dos mais diversos públicos.
Conhecida por apoiar a educação em mais de seis décadas, juntamente com a Fundação Roberto Marinho, o Grupo Globo incluiu o tema na Agenda ESG 2030, alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
Para incentivar a produção de conteúdos sobre o tema da educação, a companhia desenvolveu o projeto Diálogo Educação, com a participação de mais de 70 especialistas, jovens e professores, que inspiraram pautas para as equipes de jornalismo, além da construção de séries e personagens no entretenimento.
Confira cinco produções imperdíveis em cartaz no Globoplay que dão luz aos desafios da educação no Brasil.
“Segunda Chamada”
Utilizou o ambiente do ensino de jovens e adultos (EJA) para discutir a invisibilidade social e a vulnerabilidade de diferentes grupos. Na trama, que é uma coprodução com a O2 Filmes, a educação surge como um rasgo de esperança e torna a missão dos professores ainda mais urgente: lembrar que nunca é tarde para uma segunda oportunidade.
Juntos mostram que dentro da fictícia Escola Estadual Carolina Maria de Jesus há conflitos, divergências e obstáculos constantes à realidade de educadores e de alunos, mas também emocionantes histórias de superação.
“Por uma Educação Antirracista”
A minissérie convida jovens, adultos, idosos, indígenas, negros, amarelos e brancos a se engajarem para que ajudem a modificar as práticas educacionais que conhecemos até hoje. Os episódios também aumentam o repertório, oferecem ideias de boas práticas, além de inspirar que todos façam a sua parte.
Em cinco episódios, é possível entrar na casa de cinco famílias para acompanhar a vivência de atividades didáticas guiadas por especialistas do Brasil inteiro. A obra é produzida por Ana Lúcia Villela, Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti, com direção, roteiro e criação de conteúdo de Shirlene Paixão.
“Destino Educação”
Com direção de Hygor Amorim, a série discute os desafios e novas perspectivas para educação nacional. Cada episódio apresenta uma iniciativa inovadora da educação pública brasileira que vai além do método tradicional de ensino. É possível conhecer, por exemplo, a proposta do Instituto Federal do Paraná em Jacarezinho (PR) onde os alunos podem escolher as disciplinas que vão cursar e montar sua grade curricular.
“Série Falas”
Todas as cinco séries trazem temáticas relevantes a serem discutidas em sociedade, dentre elas o racismo, as causas indígenas, direitos da pessoa idosa, a força da mulher brasileira e o combate ao preconceito aos LGBTQIA+.
O “Falas” integra o Projeto Identidade, que transforma em especiais de TV importantes temáticas da agenda social que estão vinculadas a datas do calendário. Em “Falas da Vida”, um dos destaques é Zezé Motta, que analisa a passagem do tempo em sua própria vida. Do alto de seus 77 anos, ela é atriz, cantora, locutora, apresentadora e vice-presidente do Retiro dos Artistas.
“Resto de Mundo”
No final de 2019, o documentarista juiz-forano Diego Zanotti partiu para a Chapada Diamantina, no interior da Bahia, com uma câmera na mochila e sem uma ideia definida na cabeça. Quase dois anos depois, o resultado foi a série documental ‘Resto de Mundo‘.
Com sete episódios de aproximadamente 30 minutos, reúne depoimentos de 14 “profetisas da caatinga” que Diego conheceu e entrevistou entre janeiro e março de 2020 na Chapada Diamantina, pouco antes do mundo virar de cabeça para baixo com a chegada da pandemia de covid-19.