7 dicas de como estudar matemática para o Enem e arrasar na prova

Se você vai prestar o próximo exame precisa dessas técnicas para dominar o máximo possível da matéria!

14/01/2020 12:03

A matemática é tão importante que você precisa dela para se dar bem em qualquer curso de exatas. E ainda que você esteja mirando nos cursos de humanas, vai precisar dela para provas importantes, como vestibulares e Enem. Mesmo assim, pode ficar tranquilo, porque com as técnicas certas de estudo, qualquer um pode aprender a “ciência dos números”.

Se você vai prestar o próximo Exame Nacional do Ensino Médio, precisa dessas técnicas para dominar o máximo possível da matéria até a data da prova. Não sabe por onde começar? Confira nossas 7 dicas de como estudar matemática para o Enem de forma eficaz.

Técnicas para estudar matemática para o Enem
Técnicas para estudar matemática para o Enem - iStock/SDI Productions

1. Priorize a concentração

Matemática é, possivelmente, a matéria que exige mais concentração para o estudo. Afinal, uma simples vírgula colocada no lugar errado pode alterar completamente o resultado das contas, fazendo você errar e perder pontos.

Por isso, quer saber como estudar matemática para o Enem? Comece priorizando a concentração! Seja para estudar em casa ou na escola, escolha um lugar silencioso, limpo, organizado, com boa claridade. Você não precisa desligar o celular ou o computador, mas o ideal é não ficar navegando nas redes sociais ou outros aplicativos, combinado?

Use essas ferramentas (celular e computador) apenas para ajudar no estudo, por exemplo, com aplicativos de matemática. Formar um grupo com colegas também é uma boa opção, desde que todos estejam realmente comprometidos com a matéria. Nesse sentido, só tome cuidado para que a companhia não se torne uma distração!

2. Divida bem seu tempo

Aprender a teoria é importante, mas não adianta muito se você não conseguir aplicar o que aprendeu na prática. A boa notícia é que essa dica vale para muitas coisas na vida. Assim, é preciso otimizar o tempo de estudo, repartindo-o entre rever a teoria da matéria e resolver exercícios práticos.

Uma maneira inteligente de fazer essa divisão é começar pelos exercícios e só voltar para a teoria naqueles tópicos em que você estiver cometendo mais erros. Assim, você aproveita melhor o tempo, em vez de ficar revisando aulas de tópicos que você já domina.

3. Utilize tipos diferentes de exercícios

O Enem tem um modelo específico de prova, mas isso não significa que você só deva resolver exercícios desse tipo. Na verdade, se quer saber como estudar matemática de forma eficaz, a melhor estratégia é testar suas habilidades em todos as diferentes questões.

Por um lado, vale a pena pegar questões típicas do Enem, até mesmo usando as provas anteriores, porque assim você terá uma noção melhor do que esperar na hora H. Por outro, o exame adota perguntas de múltipla escolha, o que pode confundir quem faz a prova.

Esse tipo de questão não testa apenas o conhecimento do estudante, mas a preparação psicológica também. É por isso que as alternativas são muito parecidas, levando o aluno a questionar seu próprio raciocínio. Cair nessa armadilha significa perder muito tempo revisando cálculos que já estavam certos.

4. Tome cuidado com os gabaritos

Os gabaritos são uma ferramenta positiva para o estudo, desde que você saiba como usá-los. Buscar a resposta, antes de esgotar suas ideias para resolver os exercícios sozinho, é como apoiar-se em uma muleta — que, por sinal, não vai estar com você na hora da prova.

O gabarito deve ser utilizado apenas para confirmar as respostas alcançadas ou, em último caso, se você realmente não conseguir chegar a nenhuma solução. Outro problema deles é que nem sempre explicam como as questões foram resolvidas. Então, você pode até descobrir a alternativa correta, mas não vai aprender como chegar a ela por conta própria.

5. Treine com um relógio

Se você já está confiante de que entendeu a matéria, o próximo passo na preparação para o Enem é desenvolver agilidade. Por isso, uma boa dica de como estudar matemática é usar um relógio para controlar o tempo que você leva para resolver cada exercício. Vale a pena lembrar que, cada minuto economizado em uma questão simples, pode ser precioso para outras, que são mais longas ou complexas.

6. Tire todas as dúvidas

Em alguns casos, nem olhar a resposta no gabarito é suficiente para acabar com as dúvidas. Diante disso, o que você faz? Se simplesmente desiste e parte para o próximo exercício, cuidado! Afinal, uma questão parecida pode cair na prova e, novamente, você vai enfrentar grandes dificuldades para resolvê-la. Então, tire todas as dúvidas antes de seguir adiante com os estudos.

7. Saiba quais tópicos caem mais

Não podemos encerrar esse post sobre como estudar matemática para o ENEM sem falar da importância de saber quais tópicos caem mais nas provas. Essa informação permite que você dedique seu tempo àquilo que tem maior probabilidade de ser cobrado e não gaste horas com aulas e exercícios que não aparecem tanto assim.

Curtiu? Continue lendo no blog Novos Alunos para saber quais tópicos podem cair no Enem.