Abertas as inscrições para nove cursos de idiomas gratuitos em São Paulo
CELs do Estado oferecem cursos de inglês, espanhol e outras oito línguas gratuitas; inscrições vão até o final de janeiro
A Educação de São Paulo está com inscrições abertas para cursos gratuitos de idiomas nos Centros de Estudos de Línguas (CELs) do Estado. Os interessados podem escolher entre inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês, mandarim, português para estrangeiros e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
As inscrições, exclusiva para estudantes da rede estadual de ensino, estão disponíveis até o final de janeiro, com o início das aulas programado para fevereiro.
Para participar, os estudantes da rede estadual de ensino devem se dirigir a uma das escolas que oferecem os cursos, levando consigo documento de identidade com foto, comprovante de endereço e manifestar o interesse no curso.
Cada unidade tem autonomia para formar turmas, divulgar os resultados das inscrições e organizar os dias e horários das aulas. Os cursos seguem durante o ano letivo, começando a partir de 15 de fevereiro de 2024, data do início das aulas na rede estadual.
Os cursos de inglês e mandarim são destinados exclusivamente aos alunos do Ensino Médio, com duração de três anos (seis semestres).
Os cursos de espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim possuem módulos semestrais, com três anos de duração, abertos para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).
As aulas de Libras estão disponíveis também para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, com duração de três semestres.
As aulas de português para estrangeiros podem ser frequentadas por estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, com duração de um ano e meio.
Os alunos que completam todos os módulos dos cursos de línguas recebem certificados de conclusão, registrando o desempenho acadêmico e a carga horária nos históricos escolares.
*Com informações do Portal do Governo.