Ade Sampa abre vagas em curso gratuito de empreendedorismo
Iniciativa é voltada para pessoas a partir dos 16 anos que desejam abrir um negócio ou já empreendem
A Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) está com inscrições abertas para novas turmas do curso gratuito de formação de empreendedores.
A iniciativa da prefeitura da capital paulista é voltada para pessoas a partir dos 16 anos que desejam abrir um negócio ou já empreendem, mas querem alavancar o empreendimento. Ao todo, o curso gratuito oferece 510 vagas distribuídas em diferentes regiões da cidade.

As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro por meio do site: adesampa.com.br/cursos.
- Nordeste sem praia? Estes 4 destinos no sertão vão te surpreender!
- Como reconhecer sinais de autismo em adolescentes
- As melhores comidas veganas nos parques Universal em Orlando
- Alguns traços de personalidade podem ser mais propensos à demência, sugere estudo
Distribuição das vagas no curso gratuito da Ade Sampa
Este é o segundo período de inscrições do Fábrica de Negócios em 2025. Nesta fase, serão abertas 17 turmas presenciais, cada uma com capacidade para 30 pessoas.
As aulas do curso gratuito serão realizadas nos espaços dos Teias Butantã, Centro, Cachoeirinha, Green Sampa, Lapa, São Miguel, Taipas, Vila Curuçá e Vergueiro, além da Casa da Mulher Paulistana, a partir da primeira quinzena de março. Ao longo do ano, somando todas as edições, serão disponibilizadas 5.100 vagas.
Estruturado em seis oficinas, com duração de três semanas, o curso tem como objetivo fortalecer o ecossistema empreendedor na cidade de São Paulo. A metodologia do Fábrica de Negócios abrange etapas de ideação, validação, modelagem de negócio e desenvolvimento do Mínimo Produto Viável (MVP). Além disso, serão realizadas aulas voltadas para precificação, marketing digital, vendas e pitch.
Ao final do curso gratuito, os concluintes que participarem de, no mínimo, 75% da carga horária serão certificados. Após o término das aulas, será oferecido suporte e acompanhamento inicial ao empreendedor. Nesta fase, espera-se que cada participante desenvolva um roteiro de atendimento para canais online, uma página de vendas online e a identidade visual das marcas.