Alemanha oferece bolsas a brasileiros em cursos de pós-graduação

Selecionados receberão bolsa mensal de € 934  pelo período de 10 a 24 meses, dependendo do curso escolhido, passagem aérea e seguro-saúde

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla em alemão) está com inscrições abertas em programa de bolsas de estudos para cursos de pós-graduação na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt).

As bolsas contemplam cursos nas áreas Arquitetura; Artes Cênicas e Dança; Artes Plásticas, Design/Comunicação Visual e Cinema, e Música.

Detail of the Reichstag in Berlin at dusk.
Créditos: ThomasSaupe/iStock
Detail of the Reichstag in Berlin at dusk.

Em geral, podem se candidatar às bolsas estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira, e também recém-formados com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado.

No caso da área de Música, há uma especificidade: é esperada a conclusão de uma graduação em Música até o início da bolsa ou, caso isso não possível, é preciso pelo menos ter esgotado todas as opções de treinamento disponíveis para o seu instrumento em seu país de origem (saiba mais no respectivo edital).

Programa de bolsas do governo da Alemanha

O objetivo do programa de bolsas do DAAD é viabilizar estudos adicionais nas áreas mencionadas, com a possibilidade de obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior.

Os selecionados receberão bolsa mensal de € 934  pelo período de 10 a 24 meses, dependendo do curso escolhido, passagem aérea e seguro-saúde.

Os interessados devem escolher a instituição de sua preferência e se candidatar ao curso desejado diretamente junto à instituição para o semestre 2025/26.

Paralelamente, deve ser feita a candidatura no portal do DAAD para a bolsa de estudos. Verifique abaixo os prazos de inscrição à bolsa em cada área: