Alemanha oferece bolsas de até 2.750 euros mensais para brasileiros

Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas com viagem estão previstos na bolsa

A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo das qualificações
Créditos: Getty Images/iStockphoto
A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo das qualificações

Estão abertas as inscrições para a Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes, destinada a jovens pesquisadores do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e dos Estados Unidos.

A iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) concede ainda os futuros líderes a oportunidade de realizarem um projeto de pesquisa sobre questões mundiais como convidados em cooperação com uma instituição-anfitriã da Alemanha.

Com apoio do anfitrião, os bolsistas têm um ano para se concentrarem em seus objetos de estudo. A Bolsa Chanceler contempla várias áreas como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura. As inscrições vão até 15 de setembro.

Requisitos e exigências

Formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão são alguns dos requisitos da bolsa. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública.

A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo das qualificações. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas com viagem estão previstos na bolsa. Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da fundação.

  • Mais informações sobre o programa Bolsa Chanceler Alemã, acesse: www.humboldt-foundation.de/youngleaders