Alemanha oferece bolsas para brasileiros em curso de alemão
São aceitos alunos desde a graduação até o doutorado; não há limite de idade
Quer aprender a falar alemão? O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla local) está com inscrições abertas para estudantes brasileiros passarem seis semanas na Alemanha aprendendo o idioma e a cultura local.
O programa Winterkurs é realizado numa universidade na Alemanha nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano. O prazo de candidatura para 2025 termina no dia 15 de agosto (acesse aqui).
Os brasileiros selecionados receberão € 2.151 para arcar com os custos de alojamento, alimentação e taxas do curso, além de mais € 2.075 para as passagens aéreas.
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
O seguro-saúde será custeado pelo DAAD. Os custos de acomodação e do curso de língua serão deduzidos diretamente do valor da bolsa.
Além do aperfeiçoamento da língua, o objetivo do curso é oferecer aos alunos conhecimentos da cultura e da sociedade alemã.
Pela manhã, os estudantes têm aulas de alemão e à tarde seminários, palestras e passeios culturais opcionais, como visitas a teatros e museus.
Como funciona as bolsas para estudar na Alemanha?
O programa de bolsas Winterkurs pode ser realizado nas seguintes universidades e períodos:
- Albert-Ludwigs-Universität Freiburg
Período: 07.01.2025 – 15.02.2025 - Georg-August-Universität Göttingen
Período: 13.01.2025 – 21.02.2025 - Ludwig-Maximilians-Universität München
Período: 07.01.2025 – 17.02.2025 - Universität Münster
Período: 13.01.2025 – 21.02.2025 - Universität Leipzig
Período: 06.01.2025 – 14.02.2025
Quem pode participar
Pode se inscrever no programa de bolsas qualquer estudante que esteja vinculado a uma universidade brasileira e apresente bom rendimento acadêmico pode se inscrever.
“Bom rendimento acadêmico”, nesse caso, significa nota maior ou igual a 8 e, apenas para os estudantes de Engenharia, rendimento acadêmico igual ou superior a 7,5.
São aceitos alunos desde a graduação até o doutorado. O candidato já deve ter cursado, pelo menos dois anos do curso antes do início do curso.
Além disso, é preciso realizar um teste online que verifica o nível de domínio do alemão. São aceitos os testes onSET, TestDaF, Goethe Zertifikat, DSD, DSH e telc Deutsch. A nota mínima exigida é B1, que corresponde ao intermediário. Não há limite de idade.
Para participar, é preciso enviar o formulário de inscrição, currículo, carta de motivação em alemão, histórico escolar com média das notas e certificado do teste de proficiência.