Alguns cuidados e dicas para quem estuda bastante em casa

30/01/2017 15:52

As aulas já voltaram e muitos alunos já se preparam para a rotina de estudos, na escola, universidade e também em casa. Nesse cenário, o desafio consiste em aprender a se concentrar para fazer valer o esforço junto aos livros e adaptar o tempo de estudo com o lazer.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), trouxe algumas dicas para ajudar a tornar o estudo em casa mais eficiente. Confira:

Métodos de estudo

Não é difícil notar que há diferenças fundamentais entre estudar, por exemplo, português ou matemática, certo? Enquanto a primeira matéria pode exigir leituras mais demoradas, com várias releituras, elaboração de resumos e respostas escritas a perguntas subjetivas para revisar o que se aprendeu, a segunda costuma ter leituras mais rápidas, seguidas de práticas intensivas de exercícios objetivos, além de uso da calculadora (mas não do dicionário).

Desse modo, ao montar suas metas de estudos, você precisa levar em conta, ainda, as etapas envolvidas no aprendizado de cada matéria, quanto tempo cada uma delas demanda e, inclusive, qual é seu nível de dificuldade naquelas disciplinas. Afinal, se matérias diferentes precisam de métodos diferentes, pessoas distintas também podem precisar se dedicar mais ou menos a matérias distintas, não concorda?

Pausa para o descanso

Além do descanso entre uma semana e outra, também é preciso fazer pequenos intervalos dentro dos próprios períodos de estudo. Isso porque nossa concentração não é constante, de forma que o cérebro pede um tempo (de 5 a 10 minutos a cada 40 ou 60 minutos de estudos) para recuperar o fôlego.

O ideal é parar de tempos em tempos para ir ao banheiro, beber uma água e até se descontrair por alguns minutos com o bichinho de estimação da família ou uma conversa rápida com os amigos. Acredite: os estudos sairão renovados dessa pausa estratégica.

Continue lendo o artigo no blog Novos Alunos.

  • O SEB publica diversas dicas para quem quer mandar bem nos estudos. Aproveite e confira 8 técnicas de memorização clicando aqui