Aluno decide estudar engenharia após perder o irmão em uma obra

13/06/2017 16:48

Para o estudante Kleberson Carvalho, 22 anos, morador de Cristiano Otoni (MG), a inspiração para escolher o curso na universidade surgiu de uma adversidade: depois que um de seus irmãos morreu em uma construção, o jovem decidiu seguir por uma área que priorizasse a segurança em espaços industriais.

Driblar a dor foi uma saída para Kleberson não desistir de seus sonhos. Ele, que vive com o pai e mais dois irmãos, está hoje no sexto período do curso de engenharia de controle e automação na UNIPAC (Faculdade Presidente Antônio Carlos), em Conselheiro Lafaiete (MG) – há 25 km da cidade onde mora.

Kleberson Carvalho, 22 anos, morador de Cristiano Otoni (MG)
Kleberson Carvalho, 22 anos, morador de Cristiano Otoni (MG)

O estudante concilia a rotina de estudos com o trabalho em uma empresa do ramo de saúde e alimentação animal. O dia começa às 7h para ele e termina de madrugada. Quando chega em sua casa por volta da meia-noite, após as aulas, Kleberson conta que estuda até às 3h da manhã. No dia seguinte recomeça tudo de novo.

Além de lidar com a segurança, o que o motivou também a fazer engenharia de controle e automação foi os processos de manutenção e programação de equipamentos, ligados às técnicas de eletroeletrônica.

Kleberson, inclusive, foi um dos estudantes vencedores da 1ª edição do Prêmio Educação Transforma PraValer. Os premiados ganharam orientação de carreira, curso de extensão de até R$ 3 mil, além de desconto de até R$ 5 mil em parcelas do programa de crédito PraValer.

Eliza Santos, Kleberson e Isabela Silva foram os ganhadores da premiação 
Eliza Santos, Kleberson e Isabela Silva foram os ganhadores da premiação 

“O prêmio me dará mais liberdade para buscar o meu sonho, sair da minha cidade e ir morar em São Paulo, onde tem mais campo de trabalho”, diz ele. O programa de crédito estudantil privado recebeu histórias inspiradoras de alunos do Brasil inteiro, totalizando mais de 4.500 inscrições.

Desses, foram selecionados 200 estudantes que foram convidados a enviar um vídeo de até três minutos contando suas histórias, desafios enfrentados, que sonho pretendem alcançar, entre outros aspectos. Depois, 20 finalistas foram convocados para uma dinâmica de grupo presencial e passaram por entrevistas individuais.

  • Leia mais: