Amazon e Espro oferece curso gratuito de computação em nuvem para jovens

Programa AWS re/Start é voltado a ex-aprendizes com interesse em atuar na área de tecnologia; inscrições vão até 16/02

13/02/2026 20:02

A Amazon Web Services (AWS), braço de computação em nuvem da Amazon, e o Espro (Ensino Social Profissionalizante), organização sem fins lucrativos voltada à empregabilidade de jovens, estão com inscrições abertas para nova edição do AWS re/Start, programa gratuito de formação profissional em cloud computing.

O curso gratuito é direcionado a jovens de 18 a 23 anos, de todo o país, que tenham concluído o programa de aprendizagem do Espro entre janeiro e dezembro de 2025.

Cloud computing, Cloud Computing, Cloud technology concept
Cloud computing, Cloud Computing, Cloud technology concept - iambuff/iStock

O cronograma prevê três turmas. A primeira será realizada de 23 de fevereiro a 20 de maio; a segunda, de 1º de junho a 26 de agosto; e a terceira, de 1º de setembro a 30 de novembro. As inscrições para o primeiro ciclo ficam abertas até 16 de fevereiro, e podem ser feitas aqui.

Aulas do curso gratuito são online

As aulas acontecem online, no período noturno. Para participar, é necessário ter conhecimentos básicos de inglês, acesso à internet, computador com sistema Windows e pacote Office, além de disponibilidade para acompanhar os três meses de formação.

Com duração de 12 semanas, o AWS re/Start é voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social — especialmente desempregados ou interessados em ingressar na área de tecnologia. O conteúdo inclui programação, redes, segurança da informação e bancos de dados relacionais, sempre com foco prático e aplicação em cenários reais, sob orientação de instrutores credenciados e mentores do mercado.

O programa também oferece módulos de desenvolvimento profissional, com apoio na elaboração de currículos e conexão com empresas do setor de tecnologia, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.

Ao final do curso, a AWS custeia a prova da certificação inicial AWS Certified Cloud Practitioner (CLF-C02) para os participantes que atingirem pelo menos 75% de presença. Já o Espro concede certificado de conclusão aos alunos que finalizam a capacitação.