Andifes oferece 5,4 mil vagas em cursos gratuitos de idiomas
Serão oferecidas 5,4 mil vagas para cursos em sete idiomas; saiba coo se inscrever
A Andifes IsF (Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras) recebe até esta segunda-feira, 26 de agosto, inscrições para cursos gratuitos de idiomas, todos em formato online.
Serão oferecidas 5,4 mil vagas para cursos em sete idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros, em consonância com as políticas de internacionalização das universidades federais credenciadas.
Os cursos gratuitos de idiomas são dirigidos a toda a comunidade acadêmica (professores, técnicos administrativos e estudantes).
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
Pessoas interessadas podem conferir o quadro de vagas e fazer a inscrição por meio deste link. As aulas terão início entre 9 e 14 de setembro.
Os cursos gratuitos de idiomas da Rede Andifes
Com 59 universidades federais credenciadas (entre elas a Ufes) e 289 especialistas nos sete idiomas, a Rede Andifes (Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) foi iniciada em 2019, após o Ministério da Educação (MEC) transferir para as universidades federais as demandas linguísticas do extinto Programa Ciência sem Fronteiras.
A Andifes permitiu que as ações da Rede IsF se mantivessem ativas, ampliando o acesso de especialistas e das comunidades acadêmicas nos cursos por intermédio das Ofertas Coletivas.
O programa é financiado com recursos específicos e que são atrelados à matriz orçamentária de cada instituição. Sob essa ótica, as universidades federais concedem bolsas a professores do IsF, especialmente a alunos de Letras em processo de formação, sob a orientação de docentes especializados em idiomas sem fronteiras.
Na prática, esses alunos estudam, aprimoram-se e ministram aulas de forma supervisionada para toda a comunidade das IES credenciadas.