Aplicativos promovem atividades de alfabetização para crianças

Muitas vezes, a tecnologia provê ferramentas e materiais educacionais capazes de contribuir para o processo educacional dos pequenos

Por: Publi | Comunicar erro

A alfabetização não mais se resume a colorir letras em uma folha de papel e repetir o alfabeto e os números em cadernos de caligrafia. Um dos grandes aliados deste processo tão importante são as atividades de alfabetização providas pela tecnologia.

Os celulares e tablets não chegaram simplesmente para servir de distração, mas para contribuir com diversas atividades importantes da rotina do cidadão – quando usados com parcimônia, claro.

atividades de alfabetização
Crédito: Getty Images/iStockphotoCrianças e o uso do celular para a educação e com o auxílio dos pais

Além disso, existem diversos aplicativos gratuitos ou de baixo custo que podem ser instalados nesses equipamentos. Com uma capacidade tecnológica que possibilita a mescla de recursos auditivos e visuais, os dispositivos móveis são ótimos suportes para as crianças desde o início de sua caminhada educacional.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), listou algumas sugestões de aplicativos para os pequenos:

ABC do Bita

Trata-se de um abecedário interativo que, com seus joguinhos, estimula o raciocínio lógico das crianças e trabalha a coordenação motora.

Com visual bem colorido e lúdico, a criança aprenderá com o macaco que balança, com milhos que viram pipoca e com o helicóptero que voa, tudo com uma trilha sonora cativante e locução profissional em português. Disponível para Android e iOS.

Animal Sound Box

O app reproduz o som de diversos animais com perfeição. Além de mostrar uma simpática ilustração do respectivo bicho, quando a criança toca no desenho surge a foto real do animal. Vale a pena conferir, pois as crianças menores adoram! Disponível para aparelhos Windows.

Cocoricó

atividades de alfabetização
Turma do Cocoricó tem aplicativo para a criançada

Famoso programa infantil da “TV Cultura”, a Turma do Cocoricó diverte com um joguinho de pega-pega – excelente para desenvolver a coordenação motora.

Ambientado em uma fazenda, o jogo traz os personagens abordando situações do mundo real, ao mesmo tempo introduzindo conceitos de convivência e noções de matérias escolares. Disponível tanto para Android como para iOS.

Matrix Game

Com opções segmentadas para idades a partir de 4 anos, o Matrix Game é um jogo que estimula as habilidades de percepção visual, atenção, concentração e orientação espacial. A proposta da empresa é fazer as crianças brincarem, explorando, experimentando e aprendendo, com desafios coerentes à sua faixa etária. Disponível para Android e iOS.

Jogo das Palavras

Com um funcionamento extremamente didático, é apresentado como a forma mais divertida de aprender a ler e a escrever. No joguinho, mostra-se uma imagem, disponibilizando as letras que formam a palavra correspondente. Com isso, a criança é estimulada a organizar as letras da forma correta. O app está disponível apenas para iOS.

Gostou das dicas? Veja mais no blog Novos Alunos.

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.