CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

App de leitura disponibiliza assinatura gratuita para estudantes

Estudantes da iniciativa pública e privada ganham um incentivo a mais para se dedicar à leitura

Por: Redação

Pesquisas comprovam que a leitura, entre seus diversos benefícios, ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, incita o senso crítico, provoca a empatia, reduz o estresse, expande o vocabulário e pode melhorar as habilidades de escrita e a memória.

Nos dias atuais, entretanto, a falta de tempo para realizar todas as tarefas planejadas para o seu dia se tornou um grande desafio.

O jeito é se adaptar: seja dirigindo (ouvindo um áudio livro), se exercitando na academia ou até mesmo andando pela rua.

Aprenda algo novo em até 15 minutos

O que tornou isso possível foi a aliança entre a tecnologia e o trabalho de especialistas em resumir a essência de obras literárias não ficcionais, com riqueza de detalhes e fiel ao conteúdo, em áudios de até 15 minutos, e disponibilizá-los no aplicativo Esens, que já conta com mais de 50 títulos em sua biblioteca, atualizada mensalmente.

Agora os brasileiros que não conseguem realizar todos os seus afazeres dentro das 24 horas do dia, ou não têm condições para comprar tantos livros quanto gostariam mas ainda assim precisam de novos conhecimentos para se desenvolverem em sua vida pessoal e profissional, podem acessar os conteúdos a partir de 30 reais por mês, de forma ilimitada. E mais: a novidade acaba de se tornar gratuita para estudantes de todo o Brasil.

Apesar da importância da leitura, o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano; destaca-se ainda que 30% da população brasileira nunca comprou um livro

Democratizando conhecimento

De acordo com Elizaveta Uvarova, CEO e idealizadora do projeto, a leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento humano, mas encontrar um tempo para se dedicar a tantas opções em meio a uma rotina já atribulada é um grande desafio que o Esens ajuda a resolver: “Queremos que as pessoas consigam adquirir mais conhecimento em menos tempo, de forma prática e acessível”, afirma ao dizer que a ciência comprova que, assim como exercitar-se 15 minutos ao dia gera benefícios reais à saúde, estimular o cérebro através da leitura nesse mesmo período também tem benefícios substanciais. “Nosso processo de condensação de conteúdo permite que os principais conceitos das obras estejam disponíveis e acessíveis nesse tempo, assim, as pessoas podem ler assuntos variados, descobrir coisas novas e encaixar a leitura em espaços e situações antes improváveis, como na academia ou mesmo dirigindo”.

Além da possibilidade de assimilar o conteúdo de um livro de não ficção em um tempo curto, o Esens libera, também, espaço e peso nas mãos do usuário, que pode guardar inúmeros títulos na palma da mão.

Mas afinal, como funciona o Esens ?

Sobre o funcionamento do aplicativo, Elizaveta explica que a mensagem principal das obras é resumida em um áudio de até 15 minutos, feito por uma equipe com especialistas em comunicação, linguística e tradução.

Todos lêem os livros originais e fazem um resumo de sua essência. Em seguida, todas as visões são compartilhadas para que seja possível extrair a ideia principal do livro e assim passar de forma dinâmica para o usuário do aplicativo, que pode ser acessado em qualquer lugar, ajudando o usuário a economizar tempo e dinheiro enquanto aprende algo novo para acelerar a sua carreira, matar uma curiosidade ou, simplesmente para relaxar.

O Esens chega ao mercado com mais de 50 títulos literários divididos em 15 categorias, que variam desde negócios, finanças, economia, liderança e marketing até auto ajuda, história, cultura, ciência e psicologia, temas que atendem tanto às curiosidades e interesses pessoais até a capacitação e qualificação profissional.

Até o fim de 2019, a plataforma vai aumentar em oito vezes a sua biblioteca e contar com cerca de 400 livros disponíveis, incluindo títulos que ainda não foram lançados no Brasil.

Gratuidade para estudantes

Crédito: Getty Images/iStockphoto falta de estímulo à leitura é um dos principais motivos de o brasileiro ler pouco

Estudantes da iniciativa pública e privada ganham um incentivo a mais para se dedicar à leitura: o Esens oferece assinatura gratuita a todos que comprovarem um vínculo estudantil.

O benefício será garantido durante todo o período de matrícula, seja em escolas de ensino médio, cursos técnicos ou cursos superior, e dará ao estudante o acesso ao resumo de mais de 100 best-sellers das áreas de negócios, cultura, economia, saúde, história, liderança, marketing, finanças, política, psicologia, ciência, autoajuda, sociedade e tecnologia.

Para garantir o acesso gratuito, os estudantes devem curtir a página do Esens no Instagram e enviar, via DM, uma selfie onde aparece o seu rosto e a carteirinha de estudante com a data de validade visível.

Depois de recebida a mensagem, o estudante receberá um código para acessar o aplicativo de forma gratuita.

Planos de assinatura

Com planos ambiciosos para o mercado brasileiro, o Esens oferece 5 planos de assinatura, que podem ser mensal, anual ou vitalício, com valores a partir de R$ 20,00 mensais (no plano anual). Todas as opções dão acesso ilimitado aos títulos disponíveis. A versão Pro do aplicativo permite ainda o download dos livros, sendo possível acessá-los em qualquer situação sem internet, como em viagens de avião e lugares remotos.

Lista de best-sellers

Como ao menos 30 novos livros são adicionados a cada mês, o Esens já conta com alguns best-sellers em sua biblioteca, a exemplo do livro “Estratégia do Oceano Azul”.

Fenômeno global que já vendeu 3,5 milhões de cópias no mundo todo, a obra ensina como investir em mercados inexplorados com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos.

Outra opção para quem já quer iniciar o uso do aplicativo aprendendo com as bibliografias mais indicadas no mercado, o título Homo Deus: A brief story of everyone who ever lived apresenta o mais recente pensamento sobre as origens africanas do Homo Sapiens e questiona o que nossos genes podem realmente nos dizer.

1
9 passos para escrever um roteiro impecável
Escrever roteiro de um filme pode ser uma tarefa desafiadora: exige criatividade, dedicação e persistência para que ideias maturem.Roteiristas profissionais …
2
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
3
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
4
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
5
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
6
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
8
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …