Aprenda ciência (com cientistas de verdade) na mesa do bar
A partir de hoje, até dia 25, sete cidades brasileiras recebem o Pint of Science, festival internacional de divulgação científica, que acontece longe das salas universitárias – todos os encontros são realizados em bares, cafés e restaurantes. São Paulo (SP) Campinas (SP), São Carlos (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Dourados (MS) participam desta edição, em diversos pontos, das 19h30 às 21h, com entrada Catraca Livre.
Em cada uma das cidades brasileiras, um grupo de voluntários organizou diversos bate-papos com pesquisadores. O desafio deles é levar à população o conhecimento sobre questões que têm desafiado os cientistas, possibilitar que as pessoas esclareçam suas dúvidas diretamente com quem faz ciência e mostrar que a jornada de um pesquisador é repleta de encantos e desencantos, tal como toda trajetória humana.
Entre os temas abordados, estão a epidemia de Zika, genética do câncer, mudanças climáticas, urbanização e a busca por vida fora da Terra, por exemplo. Todas as mesas de bares e de debates têm como convidados especiais cientistas experientes nos assuntos.
Além do Brasil, outros 11 países vão realizar o Pint of Science, iniciativa que surgiu em Londres, em 2013. A ideia é seguir o modelo dos festivais de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. O que muda no festival científico é que, ao invés de bandas e cantores, são os cientistas as estrelas.
Os locais de São Paulo vão disponibilizar 50% da sua capacidade para reservas, que devem ser efetuadas diretamente com os bares/restaurantes. Após o esgotamento das reservas, o sistema é livre, por ordem de chegada e sujeito à disponibilidade.
Confira a programação completa em todas as cidades no site oficial do Pint of Science.