Aprenda como se faz fundos desfocados nas fotos

Desfocar planos de uma fotos vem bem antes dos filtros de desfoque nos celulares, entenda abaixo o porquê

Em parceria com Canon
11/03/2016 10:58 / Atualizado em 07/05/2020 02:34

Todo mundo sempre se perguntou como é possível fazer aquelas fotos com o fundo super desfocado. Pois bem, para conseguir esse efeito nas fotos dependemos basicamente de duas coisas: uma câmera do tipo DSLR e lentes claras.

Tecnicamente falando, o que faz uma foto ter um fundo super desfocado é o que chamamos de ‘profundidade de campo’. Veja:

 
 

Por que esse efeito é interessante?

Nosso cérebro está acostumado a receber a informações visuais nítidas (ainda que muitas vezes com a ajuda de lentes: os óculos). Na fotografia umas das possibilidades mais interessantes é o fato de podermos ter controle do foco e, também, do desfoque.

Escolher planos para saírem intencionalmente desfocados faz com que o(s) assunto(s) em foco se destaque(m) ainda mais aos nossos olhos justamento pelo motivo mencionado antes, de que o cérebro está cognitivamente habituado a processar primeiro as informações nítidas.

Por isso que ao fotografar alguém, poder desfocar o fundo deixa essa pessoa com mais ênfase.

Como fazer

Dois fatores são muito importantes para se conseguir esse efeito. O primeiro é o uso de câmeras do tipo DSLR (sabe aquelas câmeras fotográficas que trocam de lente e que têm um espelho dentro delas que produz o famoso som do “click” ao serem usadas?). Essas câmeras tem um sensor maior (peça que substituiu o filme analógico e que digitaliza a imagem) o que é determinante para fundos mais desfocados.

O segundo fator é o uso de lentes que foram feitas, basicamente, para isso. Como é possível a troca de lentes nessas câmeras, você pode escolher por usar lentes que tenham um número “f/”, em seu nome, iguais ou menores que “f/2.8” aproximadamente, como por exemplo a lente EF 50mm f/1.8 STM. Percebam, o número “f/” é menor que 2.8. As vezes, usando outras técnicas também é possível obter um fundo desfocado, mas a mais simples delas é o uso de DSLRs e lentes claras. O número “f/” indica a abertura máxima do diafragma dela, quanto menor o número, mais aberto ele está. Em outras palavras, ela tem uma abertura para passagem de luz muito grande o que, além de fazer dela uma boa lente para ser usada em situações com pouca luz, faz com que a ‘espessura’ do foco, ou seja, a quantidade de planos que saem focados numa foto feita por ela, seja bem menor. Consequentemente, o fundo (que é um plano muito distante dessa ‘zona em foco’) fica super desfocado. E as fotos ficam incríveis! Confira:

 
 

Na hora de fotografar, opte pelo Modo CA (Criativo Automático) no seletor redondo da câmera, em seguida pressione o botão “Q” (Q de quick, para acessar o as opções do LCD da câmera) e vá até a régua que controla o nível de desfoque do fundo. É bem simples. Para um controle mais preciso, utilize o Modo Av. Neste modo você controla apenas a abertura do diafragma da lente. Gire o dial redondo na parte de cima da câmera localizado próximo ao botão disparador e escolha o menor número possível (para se ter uma maior abertura do diafragma e um fundo mais desfocado).

 
 

Cada lente possui uma abertura máxima diferente, ou seja, cada uma tem um nível de desfoque diferente e segue o padrão mencionado acima. Outras lentes que têm abertura máxima bem grande (número “f/” menor) são:

  • EF 40mm f/2.8 STM
  • EF 50mm f/1.4 USM
  • EF 85mm f/1.8 USM
  • EF 135mm f/2L USM
Gostou? Para aprender e desmistificar o uso dessas câmeras do tipo DSLR, de lentes fotográficas e acessórios a Canon do Brasil oferece cursos de fotografia compactos e acessíveis de fotografia através de seu programa educacional, o Canon College, que percorre as principais capitais do país dando a possibilidade dos participantes testarem câmeras, lentes e acessórios, além de tirar as principais dúvidas sobre fotografia diretamente com o staff da Canon. Em São Paulo (capital) há cursos todo mês. Confira abaixo as próximas cidades/datas.
  • Março/2016
    São Paulo (SP): dias 1 (I), 10 (I), 14 (B), 28 (T) e 29 (P)
    Salvador (BA): de 22 a 24 (saiba mais)
  • Abril/2016
    São Paulo (SP): dias 11 (B), 13 (I) e 25 (I)
    Curitiba (PR): dias 13 a 15 (saiba mais)
    Rio de Janeiro (RJ): dias 19 e 20 (saiba mais)
    Florianópolis (SC): 27 a 29 (em breve disponível aqui)
  • Maio/2016
    São Paulo (SP): em breve disponível aqui
    Brasília (DF): dias 12 a 14 de maio (em breve disponível aqui)
    Campinas (SP): dias 23 a 25 de maio (em breve disponível aqui)

Acompanhe a programação atualizada na área de inscrição do Canon College, na Loja Online da Canon do Brasil.

Legendas:
B = Curso Básico
I = Curso Intermediário
T = Curso Técnicas de Aprimoramento (curso de composição e introdução ao flash)
P = Curso Prático