Como aprender inglês? Confira nossos conselhos para estudar

Quer aprender inglês? Veja uma série incrível de ferramentas, aplicativos, websites e cursos on-line para ajudar você a fazer isso com qualidade e rapidez.

Por: Redação

Aprender inglês é muito importante hoje em dia. Diversas pessoas de todo o mundo decidem estudar o idioma como segunda língua.

Por isso, muitas escolas incluem a língua inglesa como segunda língua no currículo escolar, e as crianças começam a aprender inglês ainda jovens. Se você não teve essa sorte, pode ainda estudar o idioma de maneira fácil e com qualidade.

Quer ver algumas dicas? Veja a seguir uma variedade de ferramentas, canais e cursos on-line que pode aproveitar!

Cambridge disponibiliza conteúdo on-line grátis para você aprender inglês

A Cambridge English Language Assessment, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge dedicado a exames de proficiência em inglês, tem um recurso digital que é incrível para os interessados em treinar suas habilidades na língua.

Há uma seção do portal que disponibiliza conteúdos gratuitos para o aprendizado do idioma. Reúne atividades preparadas pelo time de pesquisadores da universidade e com qualidade alinhada ao que é exigido nos exames mundialmente.

E o melhor de tudo: qualquer pessoa pode acessar e estudar pelo canal!

Universidade de Cambridge
Departamento da Universidade de Cambridge dispõe de conteúdo para ensinar inglês

A plataforma Learning English

A plataforma reúne cerca de 100 opções de atividades, com temas cotidianos como alimentação, entretenimento, relacionamentos interpessoais e trabalho e também assuntos ligados a tarefas usuais, como preencher formulários e emitir opiniões. Clique aqui e confira!

Os exercícios são interativos. É possível selecionar as atividades por habilidade (gramática, compreensão auditiva, expressão oral, leitura, vocabulário ou escrita), nível de conhecimento e por tempo disponível para o estudo.

As tarefas são de múltipla escolha, com base em sentenças, áudios e textos, de acordo com cada combinação escolhida. Podem ser acessadas de um desktop ou de um dispositivo mobile para quem deseja praticar no trânsito, por exemplo.

A ferramenta Write&Improve

Você pode ainda encontrar outros recursos digitais e gratuitos disponibilizados pela Cambridge English Language Assessment para aprender inglês. Entre eles, há a ferramenta Write&Improve, voltada para o desenvolvimento da escrita no idioma.

Ela analisa a redação dos usuários e retorna com uma avaliação sobre a gramática e o vocabulário. Você escolhe o tema, escreve seu texto no idioma e submete ao sistema. Recebe em seguida um feedback em segundos acerca do que pode ser melhorado.

O exercício é interativo, e é possível escolher entre elaborar a redação nos níveis:

  • iniciante (que conta com temas como e-mail de apresentação e descrição da vida cotidiana);
  • intermediário (temáticas mais aprofundadas como reportar um problema de extravio de mala para a companhia aérea); ou ainda
  • avançado (em que são exigidas construções mais complexas como uma carta de candidatura ou uma análise sobre um serviço).

A partir disso, o usuário pode refazer sua redação e submeter à correção novamente. O progresso é acompanhado em um gráfico que contabiliza a quantidade de vezes que o conteúdo foi reescrito e sua evolução em termos de nível.

O desempenho do usuário segue os parâmetros internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que categoriza o domínio em níveis que vão do A1, considerado básico, até o C2, correspondente à proficiência plena.

Construído com princípios de gamificação, ao evoluir na escrita, a pessoa recebe selos comemorativos que podem ser compartilhados com outros usuários dentro da plataforma.

Para quem deseja ir além, é possível criar um login e senha e convidar outras pessoas para acompanhar o progresso do aprendizado.

Gostou? Clique neste link e aproveite a ferramenta.

Sites de notícias informam e ensinam inglês simultaneamente

Bandeiras dos EUA e Inglaterra
The Guardian e BBC oferecem materiais para quem quer praticar inglês

Alguns sites jornalísticos internacionais oferecem ferramentas para pessoas interessadas em praticar inglês.

Usando como base notícias, são apresentados vídeos, textos, exercícios e outros materiais.

No site do The Guardian, na seção Classroom materialssão disponibilizados textos em inglês para serem baixados, além de exercícios.

Quer ainda outros materiais que auxiliam na prática do inglês? Você vai gostar de visitar o site brasileiro da BBC.

A rede britânica oferece, em seu próprio site e em português, textos, vídeos e conteúdo com exercícios por meio de suas reportagens.

Ao clicar na matéria, você pode assistir ao vídeo, ler a transcrição em inglês, a tradução em português, definições de palavras que ajudam no vocabulário, exercícios de fixação. E, ao final, questões sobre o assunto abordado.

Cabine de telefone público de Londres, Inglaterra
Crédito: BrianAJacksonEmissora disponibiliza curso de inglês gratuito

As aulas são disponibilizadas na sessão Aprender Inglês. A BBC, British Broadcasting Corporation, é uma emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido, fundada em 1922, e uma das maiores e mais importantes do mundo. Clique aqui e confira!

Professores fazem encontros em SP para praticar inglês de graça

Se você quer treinar seu inglês e conhecer pessoas com este mesmo interesse, saiba que existe um grupo em São Paulo que se organiza para praticar o idioma de forma gratuita e aberta ao público. A regra é: somente falar inglês e se divertir!

A iniciativa surgiu dos professores de inglês Carla Herrera e Fábio Potter. O primeiro encontro realizado por eles era apenas entre seus alunos. A partir daí, a ideia foi se expandindo. Hoje, a dupla promove encontros para todos os interessados, em parques, bares de jogos ou karaokê.

Professores de inglês em encontro no Parque do Ibirapuera
Encontros em público para conversar em inglês

O evento mais recente aconteceu no Parque Ibirapuera. Contou com a presença de mais de 30 pessoas e a participação especial de um professor dos EUA, Esper Jared, e um professor da Inglaterra, Stephen Throssell.

Os professores notaram que muitos alunos que se dedicam ao aprendizado do inglês têm dificuldade em falar e colocar seus conhecimentos em prática no dia a dia. “Em um ambiente descontraído e na presença de outras pessoas que também estão aprendendo, percebi que os alunos sentem-se mais à vontade e arriscam mais”, diz Fábio.

Durante os encontros, os alunos podem contar com o suporte dos professores parceiros, além de conversaram entre si. Para saber onde será o próximo evento de conversação, acompanhe o grupo English Meet Ups — São Paulo no Facebook. Enjoy!

Tumblr e outras ferramentas gratuitas para exercitar o inglês

Estudar Inglês
Interessados podem encontrar diversas plataformas gratuitas para aprender e praticar inglês e outros idiomas

O publicitário Gustavo Asth, de Curitiba (PR), criou um jeito rápido e fácil para ensinar as pessoas a pronunciarem marcas estrangeiras de forma correta.

O Tumblr #Comofala traz os logotipos de marcas usando a pronúncia em português.

Veja alguns exemplos: “Pringles” virou “pringôus”; “Subway” é “sãbuei”; e “Hershey’s” ficou como “rãrsheis”. O tumblr já teve milhares de acessos.

Outra iniciativa que está facilitando a vida de quem quer aprender inglês é o site Udemy: uma plataforma na qual professores podem vender suas aulas.

A maior parte é paga, mas há opções grátis também. É o caso  do curso em inglês “Brasil para iniciantes”. As aulas são ministradas pelo professor Marshall Eakin, da Universidade Vanderbilt, de Nashville, Tennessee (EUA).

Com duração de 15 semanas, com uma videoaula de 20 minutos por semana, o curso aborda a história do Brasil.

Saiba como estudar inglês em um país diferente por dia

Dizem que, para aprender inglês de verdade, é preciso ter contato com estrangeiros. Mas o que fazer se morar fora não está dentro do orçamento?

A Engoo, uma plataforma de origem japonesa, criou a solução reunindo mais de 6 mil professores particulares de inglês do mundo todo em um único local.

As aulas focadas em conversação rolam por Skype, ou seja: o aluno pode fazer sem sequer sair de casa. Basta entrar no site, agendar um horário com até 30 minutos de antecedência e escolher entre os professores que estiverem disponíveis.

Com uma chamada de vídeo, o aluno treina o inglês, aprende coisas novas e ainda experimenta uma troca cultural.

Moça com café, smartphone e laptop
Aulas acontecem por Skype, e aluno tem a possibilidade de treinar o inglês com estrangeiros

Cada aula custa bem pouquinho, e é possível testar duas aulas grátis.

O contato diário com estrangeiros de diversos países foi o que influenciou André Oliveira do Val, Analista de RH, a optar pela Engoo. “Conversei com professores de vários lugares nesses últimos meses. É muito bom ter a oportunidade de melhorar o idioma, ao mesmo tempo em que aprendo sobre costumes locais e entendo assuntos como economia e mercado de trabalho relacionados ao país do professor”, conta.

Outra vantagem da plataforma é que o aluno é quem escolhe o tema que será abordado em aula. Além disso, não tem valores extras, como taxa de matrícula ou fidelidade. O aluno não precisa gastar com livros, pois tem acesso gratuito ao material didático que fica disponível no site.

Site gratuito ensina inglês com conteúdo sobre futebol

Torcida no estádio de futebol
Site tem um glossário de jargões ingleses sobre o futebol

Pelo site Premier Skills, ligado ao British Council, é possível aperfeiçoar-se na língua inglesa.

Mas com um diferencial: a página é toda focada em futebol.

Entrevistas com jogadores da Liga Inglesa, notícias sobre o esporte e exercícios a respeito do tema ajudam o usuário do Premier Skills a se familiarizarem com o idioma.

Desde que a Premier Skills começou em 2007, mais de 20 mil treinadores e árbitros foram treinados em 29 países, que por sua vez alcançaram mais de 1,6 milhão de jovens.

Seis mil professores receberam treinamento no uso dos materiais da Premier Skills English, com 6,5 milhões de visualizações dos materiais on-line. O acesso ao conteúdo é gratuito. Interessou? Gosta de futebol? Confira o site Premier Skills.

13 professores de inglês que você precisa seguir no Instagram

Dá para aprender inglês pelos Stories do Instagram? Dá sim! Professores que ensinam o idioma usam a rede social para espalhar diariamente seus conhecimentos.

Selecionamos 12 perfis bacanas que todo estudante de inglês deveria seguir. Confira!

1. @juniorsilveiraoficial

Vídeos criativos e enquetes com Junior Silveira.

2. @carinafragozo

Dicas com a professora, linguista e autora do English in Brazil.

3. @inglesforyou

Aprenda com Laura Abood, professora da OpenMind English School.

4. @ingles200h

Tire suas dúvidas de vocabulários e pronúncia com a teacher Sara Scarcelli, do Inglês 200 horas.

5. @inglessemneura

Jorge Henrique, formado em Letras e Linguística, ensina inglês com humor.

6. @askjackiebr

Conheça o perfil da professora mestre de inglês Jackie, que é norte-americana.

7. @robertoforte_ingles

Dicas de inglês com Roberto Forte.

8. @clubedoingles

Erika Belmonte compartilha dicas de inglês e curiosidades dos EUA.

View this post on Instagram

Hey guys! TO AO VIVO AQUI NO INSTA AGORA AS 22h! VEEEEM! ❤️❤️❤️❤️ E vamos ao nosso velho e tradicional video ALL IN ENGLISH mas com legendas em inglês e em português (é só arrastar pro ladinho). WRONG X MISTAKE – um erro muito comum e muito pedido por aqui! Qual a diferença entre elas? . E o nosso resuminho básico pra vocês tirarem print hehe ➡️MISTAKE – substantivo (erro) ➡️WRONG – adjetivo/qualidade (errado) ➡️TO MAKE A MISTAKE – verbo (errar) . A legenda ficou um pouco cortada meus amores, me perdoem! Vou ver o q fiz de errado pra não ficar assim ??? bom, mais detalhes no video meus amores. Não deixem de clicar em gostei pra mim porque incentiva muuuito meu trabalho e deixem abaixo suas sugestões para os próximos videos. Marquem os amigos para eles me seguirem aqui também! Xoxo #erikabelmonte #clubedoingles #esl #aprenderingles #dicasdeingles #englishteacher

A post shared by por Erika Belmonte (@clubedoingles) on

9. @inglescompartilhado

Mais dicas em sua timeline com Tainá Alves.

View this post on Instagram

Hey you! ? ▶▶ DESLIZE PARA PRONÚNCIA ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⏯ Para começar a semana, trouxemos uma dica sobre algo que acontece muito no inglês (na verdade, em várias línguas) e nos ajuda a ampliar o vocabulário. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ➡ Quatro palavras que podem ter o mesmo significado: “estranho”. Entretanto, elas possuem diferenças sutis, vamos analisar! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 1⃣ Strange: estranho em um sentido geral, de ser forma do comum, o oposto de normal. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 2⃣ Awkward: algo que causa constrangimento, é constrangedor ou deixa alguém sem graça por uma situação esquisita. É muito comum que alguém simplesmente diga “awkward…” quando algo é constrangedor socialmente. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 3⃣ Extraneous: algo que é alheio, que não faz parte, que é desconhecido, externo ao conhecimento de alguém. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 4⃣ Weird: algo não natural, não comum. Esse se aproxima bastante de “strange”, mas é mais usado em contextos sociais, quando alguém é esquisito socialmente. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ❇ Vamos aos exemplos: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✅ This is extraneous to me. (Isso me é estranho/ fora do meu conhecimento.) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✅ Julia’s boyfriend is so weird, yesterday I was in the elevator and he didn’t even say hello to me. (O namorado da Julia é tão estranho, ontem eu estava no elevador e ele nem falou olá para mim.) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✅ I forgot her birthday gift, it’s going to be pretty awkward. (Eu esqueci o presente de aniversário dela, vai ser tão constrangedor.) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✅ You have been acting kinda strange lately. (Você tem agido meio estranho ultimamente). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Got it, guys??? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ See you soon!?

A post shared by Inglês no Instagram|TaináAlves (@inglescompartilhado) on

10. @savemeteacher

Carla D’Elia, Mestre em Letras-Inglês pela USP, publica uma dica por dia.

11. @teacherdebora

Vídeos e stories para aprender inglês com a professora Débora Azevedo.

12. @timexplica

Vocabulário com o gringo Tim Cunningham.

Ganhe um e-book grátis para aprender inglês definitivamente

Aprender inglês não é um mistério. Mas não podemos negar existe sempre um “detalhe” que impede você de arrasar na hora de assistir séries e filmes sem legendas, manter uma conversa toda através do idioma ou conseguir um emprego melhor.

Com o “Aprender Inglês — O guia definitivo”, você poderá entender melhor o idioma, sem ficar “patinando” nas palavras. Basta fazer o download e começar a aprender pelo laptop, celular ou tablet gratuitamente.

São cinco princípios básicos para o aprendizado de idiomas definidos por Mairo Vergara, professor de inglês há mais de 10 anos e responsável pelo livro. E aí vão eles: tempo com o idioma; ler e escrever; entendimento; motivação; autonomia e atenção.

Essas orientações são fundamentais, começando por ele, o senhor da razão para entender inglês: o tempo! Passe o maior período possível lendo, falando, escutando e escrevendo o idioma. Isso vai além de uma ou duas horas por dia, tá?

Outra dica é entender antes de falar; e ler antes de escrever. Aos poucos, a motivação aumenta. E perceber que você está aprendendo é um dos melhores estímulos, acredite.

Para entender de uma vez por todas o idioma é necessário observar regras, estruturas, padrões, entre outras coisas que vão guiar seu conhecimento.  Encaixar o que você aprende no dia a dia será simples e você vai perceber que é bem mais fácil do que imaginava.

E aí, pronto para dominar uma nova língua? Faça o download gratuito do “Como Aprender Inglês — O guia definitivo” e receba também outros materiais, dicas e sacadas de inglês através do cadastro.

Acesse gratuitamente filmes, livros, cursos e aulas de idiomas

O site Open Culture (em inglês) reúne importantes materiais culturais e educacionais em um único lugar. E o melhor é que é tudo gratuito. Os internautas têm acesso fácil a áudios-livro, cursos online, filmes, aulas de idiomas, e-books, entre outros tipos de conteúdo.

Aproveite para conhecer mais no site!

Site oferece dicas on-line de pronúncia em inglês

Alunos aprendendo Inglês
Crédito: Getty ImagesVídeo-aulas curtas ajudam iniciantes

A escola on-line Meu Inglês disponibiliza 26 aulas gratuitas de pronúncia de sílabas na língua inglesa.

São pequenos vídeos com explicações sobre o modo de falar certos fonemas que às vezes confundem os iniciantes. A professora ensina, por exemplo, as diferenças entre as pronúncias das vogais.

Com essa ajudinha, aprender a pronunciar os diferentes sons das letras e fonemas em inglês nunca foi tão fácil.

Para conferir as vídeo-aulas, basta acessar o site da escola Meu Inglês.

6 dicas para praticar seu inglês no seu tempo livre

Está com um tempinho livre? Mergulhar em métodos alternativos para treinar inglês pode ser, além de eficiente, super divertido.

O site Cambly separou algumas dicas para você potencializar seus estudos. Confira:

1. Ouça muita música

Não importa qual o seu estilo favorito, ouvir música em inglês ajuda a treinar o ouvido e a se acostumar com a pronúncia das palavras. Se você não sabe por onde começar, aplicativos como Spotify e Rdio trazem playlists gratuitas com músicas sugeridas.

2. Leve seus amigos a um PubCrawl ou a um bar que só fale inglês

Convencer os amigos a irem ao bar não é tarefa difícil, mas que tal transformar o evento em uma oportunidade de treinar uma nova língua?

O PubCrawl, tour por diversos bares e baladas em uma mesma noite com apenas um ingresso, é perfeito para conhecer pessoas de outras nacionalidades e se arriscar no inglês.

Além de São Paulo, o evento acontece também em Salvador e no Rio de Janeiro. Se você procura por algo mais leve, uma opção é o Little Igloo, bar no ABC Paulista onde a comunicação entre clientes e funcionários só acontecem em inglês.

3. Exercite-se em inglês

Cada vez mais comuns para aliviar o estresse, exercícios que cuidam da mente e do corpo acontecem em parques, academias ou centros especializados. Unir isso ao aprendizado de línguas é mais fácil do que imagina.

Um exemplo é a academia Dança CCC, no Rio de Janeiro, ministra aulas de samba e forró em inglês, para nativos e estrangeiros.

4. Chame os amigos para um jantar americano, irlandês ou canadense

Uma das coisas que mais definem a cultura de um país é sua comida. Por que não selecionar alguma receita diferente e chamar os amigos para um jantar no final de semana?

O British Food, Good Food American, entre muitos outros, ensinam receitas típicas, com vídeos e fotos ilustrativas. Vale arriscar, mesmo que com um dicionário do lado.

5. Assista série e filmes com legenda em inglês

Desde a infância, filmes e séries americanas têm feito parte da nossa rotina. Seriados mais antigos como “Friends” ou desenhos animados costumam ter uma linguagem mais simples, sem muitas gírias ou abreviações.

6. Use apps para bater um papo

Se a dificuldade em lidar com diferentes sotaques é grande, aplicativos podem ajudar na hora de aprender ou praticar.

O Cambly, por exemplo, permite interação via vídeo conferência com falantes nativos do idioma para aprimorar a compreensão da língua. Os tutores podem ser selecionados por assuntos ou simplesmente sorteados para um bate-papo.

Seleção de podcasts que vão te ajudar a melhorar o inglês

Uma das maneiras mais eficientes de melhorar o inglês é ouvir o idioma. E quanto mais, melhor! Seja através de músicas, filmes estrangeiros ou podcasts.

Essa última opção talvez seja uma das mais indicadas para quem tem pouco tempo. Dá para treinar o ouvido no ônibus, a caminho do trabalho, na espera do dentista ou mesmo enquanto trabalha. Só colocar os fones de ouvido e pronto!

Fizemos uma seleção de alguns podcasts que podem te ajudar bastante nesses momentos. Confira:

Na rua, no ônibus, na viagem: aplicativos gratuitos para testar e aprender inglês

Pessoa mexendo em smartphone
Apps permitem que você ganhe tempo e aprenda inglês, mesmo quando estiver fora de casa

Está cada vez mais fácil aprender outros idiomas sem gastar. São inúmeros sites, aplicativos e ferramentas. A dificuldade é saber qual deles usar.

Por isso, selecionamos dois dos muitos que valem a pena.

O primeiro é o Speak English. Ele conta os tópicos: pronúncia, inglês básico, entrevista de emprego, apresentações e serviço de apoio ao cliente.

E, para quem deseja melhorar o inglês, vale a pena usar apps para testar e aprimorar a língua.

Um bom exemplo é o English Grammar Test. O aplicativo oferece aulas diárias gratuitas, exercícios e chats com populares por meio de canais de mídia social.

Mais aplicativos para turbinar seus verbos em inglês

Que tal aprimorar muito seus verbos em inglês? Separamos ideias imperdíveis para quem quer deixar a língua perfeita com a ajuda de um smartphone ou tablet.

São aplicativos que funcionam em diversas plataformas. E o melhor, de forma gratuita e muita prática. Aprenda tempos distintos dos verbos e muitas dicas sobre o idioma. Veja os aplicativos a seguir:

  1. Verbos em inglês;
  2. Exam English;
  3. English Irregular Verbs;
  4. VidaLingua Dictionaries for Android Phones & Tablets.

Site seleciona ferramentas on-line para estudar inglês para o Enem

A Universia Brasil selecionou diversas ferramentas on-line para estudar e aprender inglês. Você pode aproveitar para se preparar melhor para o Enem ou para aprimorar seus conhecimentos no idioma.

Estudantes podem encontrar aplicativos, vídeos, cursos, simulados, entre outros. Confira a lista:

Quadro negro com os escritos "Learning English"
Sites, apps, cursos e vídeos ajudam os estudantes a aprender inglês mais fácil e rapidamente

Canais do YouTube

1 – British Council LearnEnglish
Aprenda desde frases básicas até a gramática da língua inglesa com o canal do British Council.

2 – EnglishLessons4U
O canal é feito pela professora Ronnie. O objetivo é ensinar de forma simples e prática a cultura e a gramática inglesa.

3 – ESL Basics
Se você tem pressa de aprender, o ESL pode ser o canal ideal: seus vídeos curtos e objetivos ensinam expressões típicas e cultura norte-americana.

Aplicativos

4 – Kidioms
Kidioms usa um caderno interativo. Apresenta uma palavra, o significado e um exemplo aplicado numa frase.

5 – Wordbook
Wordbook é um dicionário que pode ajudá-lo a compreender palavras e expressões com maior facilidade.

6 – PrepositionBuilder
Você tem dificuldade para usar as preposições da língua inglesa na forma correta? O PrepositionBuilderajuda a colocá-las em frases.

7 – LinguaLeo
Aprenda inglês por meio de vídeos, músicas e diversos materiais dinâmicos e interativos!

8 – Babbel
Aumente o seu vocabulário: o Babbel possui cerca de 3 mil palavras acompanhadas de textos e imagens a fim de melhorar o seu entendimento.

9 – Duolingo
Duolingo oferece cursos não só de inglês, mas também de vários idiomas. Nele, é possível aprender por meio de jogos com áudios, exercícios e textos, que conforme são desempenhados conferem pontos aos jogadores.

10 – Rosetta Stone
Treine a sua pronúncia em inglês e mais 14 línguas com o Rosetta Stone.

11 – Voxy
Voxy possui aulas personalizadas de acordo com o nível do idioma de cada um e a finalidade do aprendizado, como viagens ou testes de proficiência.

12 – Speak English
Melhore o seu entendimento e a sua pronúncia em inglês com esse aplicativo que oferece diversos áudios.

13 – Na Ponta da Língua
Precisa de um tradutor? O Na Ponta da Língua traduz palavras em 6 idiomas diferentes.

14 – Mindsnacks
Melhore o seu vocabulário por meio dos jogos do Mindsnacks.

Sites

15 – Lexipedia
Encontre sinônimos em inglês: basta digitar uma palavra e, em seguida, ver os verbos, substantivos, adjetivos e advérbios que têm conexão com a palavra.

16 – Snappy Words
Quer entender em qual contexto certa palavra pode ser usada? O Snappy Words mostra a aplicação de palavras em frases e textos.

17 – Word Hippo
Se você quer ampliar o seu vocabulário, esse site pode ser de grande ajuda: ao escrever uma palavra, ele encontra frases de exemplo, antônimos, sinônimos e rimas!

18 – Wordnik
Wordnik pega referências de vários dicionários, além de usar notícias para explicar o significado de palavras.

19 – Wordle
Wordle ajuda você a entender o contexto de um texto identificando quais são as palavras mais usadas.

20 – Tagxedo
Crie nuvens de palavras em inglês com o Tagxedo!

21 – VocabAhead
No VocabAhead você clica numa palavra e um vídeo explica a sua definição e a aplicação numa frase.

22 – Free Rice
Ajude a acabar com a fome no mundo enquanto aprende inglês! No Free Rice, você deve conectar cada palavra ao seu respectivo significado. Quando você acerta, 10 grãos de arroz são doados a um programa que combate a fome no mundo.

23 – WordReference
No WordReference, você digita uma palavra e descobre sua tradução direta, outros significados, aplicações em frases e pronúncia.

24 – Memrise
No Memrise, palavras e imagens são associadas e a cada acerto a pessoa ganha pontos.

25 – Quizlet
Quizlet é um site de testes de várias disciplinas, inclusive o inglês. Acesse!

Cursos on-line

26 – Massachusetts Institute of Technology (MIT)
MIT tem cursos on-line para quem deseja aprimorar o inglês. Procure os cursos por tópico: escolha “Humanities” e, em seguida, “Language”. Depois basta escolher o curso que atenda às suas expectativas.

27 – Purdue University Writing Lab
Purdue University Writing Lab tem mais de 200 recursos on-line. O site pode ajudá-lo a aprender o inglês formal.

28 – OpenCourseWare Consortium
OpenCourseWare Consortium reúne cursos sobre vários assuntos, inclusive a língua inglesa.

29 – BBC Languages
BBC Languages oferece jogos, exercícios e materiais audiovisuais para que você melhore o seu domínio em inglês e vários outros idiomas.

30 – Englishtown
O site promete que com 5 minutos por dia dedicados ao curso de inglês você aprenderá o idioma facilmente. Tente!

31 – Learn English Online
O site oferece lições dos níveis intermediaries aos avançados, além de dicas de pronúncia.

32 – USA Learns
USA Learns é um curso de inglês que oferece vídeos e exercícios para que você treine e melhore o seu domínio do idioma.

33 – Zap English
Zap English é um site cuja estrutura é toda em português, o que pode facilitar a sua navegação. Nele, você pode ampliar o seu conhecimento da língua inglesa por meio de textos, letras de músicas, frases e questionários.

Veja mais alguns podcasts para aprender inglês

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
31s
Maior Sarau do Mundo – Amanda Gedra
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …