Aprender idiomas grátis e online? Veja as dicas e escolha o seu

Que tal aprender idiomas para incrementar seu currículo, sem mesmo sair de casa? Ou simplesmente para ter mais conhecimentos gerais?

Por: Redação | Comunicar erro

As ferramentas on-line são grandes aliadas no aprendizado ou aprimoramento de um idioma. É possível aprender idiomas à sua escolha, muitas vezes de maneira gratuita e na hora em que desejar, aproveitando diversos sites, videoaulas e podcasts.

Não sabe por onde começar? Ora, a Catraca Livre vai ajudar com um monte de dicas. Veja a seguir 56 canais que vão ensinar vários idiomas, de inglês ao japonês.

Veja alguns canais no YouTube para aprender inglês

1. English in Brazil

2. Mairo Vergara

3. SmallAdvantages

4. Cintia Disse

5. EngVid

6. Inglês com Séries

7. Agora Eu Falo

8. Inglês 200 horas

9. Mr. Teacher Paulo

10. Inglês no Teclado

11.  Inglês de Bolso

12. Tia do Inglês

13. Inglês Winner

14. Kevin Porter

15. Cyntia Sabino

16. Inglês Compartilhado

17. Rachel’s English

18. Teacher Fernanda

19. Teacher Allie

20. William Rossi

21. Juliana Selem

22. Tim Explica

Veja alguns canais no YouTube para aprender francês

23. UniFrancês

24.  Francês e Estudos na França IFESP

25. Quero Falar Francês

26. Olá Brasil!

27. Alexa Polidoro

28. French from Beginners to Advanced

29. French Pod 101

Veja alguns canais no YouTube para aprender espanhol

30. Tio Spanish

31. Espanhol para Brasileiros

32. Butterfly Spanish

33. The Spanish Dude

34. Maria Español

Veja alguns canais no YouTube para aprender alemão

35. O Alemão

36. Alemanizando

37. Andreia Bohn

38. Estude Alemão Comigo

39. Deutsch für Euch

Veja alguns canais no YouTube para aprender italiano

41. Vou Aprender Italiano

42. Italiano Automatico

43. One World Italiano

44. Learn Italian with Lucrezia

Veja alguns canais no YouTube para aprender chinês

45. Pula Muralha

46. Aprenda Falar Chinês

47. Aula de Chinês

48. Chinês Já

49. Mandarim Vip

Veja alguns canais no YouTube para aprender japonês

50. Fale em Japonês

51. Programa Japonês Online

52. VídeoAulas de Japonês

Veja alguns canais no YouTube para aprender russo

53. Território de Idiomas

54. Aprenda Russo com Ekaterina

Veja alguns canais no YouTube para aprender árabe

55. Learn Arabic with Maha

56. Learn Arabic with Arabic

Ufa, quantos canais! Mesmo assim, muitas outras línguas ainda ficaram de fora. Se você quer aprender idiomas diferentes, talvez o tópico abaixo possa ajudar com ótimas dicas.

Podcasts gratuitos para melhorar o aprendizado de 7 idiomas

Seu negócio não é assistir aos vídeos no YouTube? Então, você talvez possa gostar dos podcasts.

A grande vantagem é que eles podem ser ouvidos onde você estiver: dentro do carro, no transporte público ou na fila de espera de algum consultório, otimizando assim seu tempo.

Na internet, é possível encontrar podcasts gratuitos de diversos idiomas. Basta utilizar um fone de ouvido e escolher o tema que mais te interessa. Há arquivos digitais de áudio que tratam só de gramática, outros com notícias, curiosidades, cultura e tantos mais assuntos.

Confira esta seleção de dezenas de podcasts sobre 7 idiomas diferentes. Aperte o play e aproveite:

Diversos idiomas

Inglês

Espanhol

Francês

Italiano

Alemão

Chinês

Japonês 

Acesso gratuito a filmes, livros, cursos e aulas de idiomas

O site Open Culture (em inglês) reúne importantes materiais culturais e educacionais em um único lugar. E o melhor é que é tudo gratuito. Os internautas têm acesso fácil a áudios-livro, cursos online, filmes, aulas de idiomas, e-books, entre outros tipos de conteúdo.

Aproveite para conhecer mais no site!

Aprenda diversos idiomas em plataforma que funciona como um jogo

Quer aprender uma nova língua para incrementar seu currículo sem sair de casa? No site Duolingo é possível aprender inglês, espanhol, francês e alemão de maneira gratuita e descontraída, já que ele funciona como um jogo.

A plataforma já ganhou diversos prêmios e também está disponível para celulares na Apple Store e Google Play.

Para começar a aprender, você seleciona a língua e define uma meta, que vai desde “casual”, com 5 minutos diários, “regular” (10 minutos), e “forte” (15 minutos), a “insano”, com 20 minutos por dia.

Você pode aceitar as notificações do site, que avisarão sobre as aulas. Assim, você não sai da meta.

Depois, é só escolher o seu nível de conhecimento e fazer um teste que comprove para liberar as lições. Então, é só criar uma conta com seu nome e e-mail e começar a jogar. Quer dizer, aprender!

Um destaque do Duolingo é a reprodução em áudio de palavras em inglês, o que ajuda o usuário a dominar a pronúncia, mesmo estudando sozinho.

Quando chegar ao fim dos exercícios, você receberá um pequeno relatório indicando como foi seu desempenho. Quanto melhor você for, mais conteúdo irá desbloquear para as próximas lições.

Aplicativo testa a sua fluência em diversos idiomas

Está aprendendo um novo idioma e quer testar seu nível de aprendizado? O aplicativo Greengow pode te ajudar!

Com a tecnologia Push-to-talk, o usuário consegue verificar se está falando fluentemente uma língua, já que a plataforma é inteligente e detecta o sotaque da pessoa que está utilizando o app.

É possível treinar a pronúncia e a fluência do idioma com outros usuários do aplicativo. Por exemplo: se o idioma não estiver tão bem dominado, o sensor não conseguirá reconhecer as palavras.

Bonecos com placas de "olá" em vários idiomas, com mapa mundi ao fundo
Teste seu nível em algum idioma com o aplicativo gratuito Greengow

O aplicativo também traz uma função com tradução simultânea de mensagens e chamadas de voz em até 10 idiomas. A plataforma detecta até mesmo as gírias faladas nas mais diversas regiões do mundo.

O Greeengow está disponível para download em sistemas Android (pelo Google Play) e iOS (pela Apple Store).

Você pode aprender idiomas com o aplicativo Rosetta Stone

Pessoa segurando smartphone
Aplicativo oferece lições de alemão, chinês, francês, italiano, holandês, entre muitos outros

O aplicativo gratuito Rosetta Stone oferece conteúdos para quem quer aprender diferentes idiomas.

Usuários contam com lições de alemão, chinês, francês, italiano, holandês, entre muitos outros.

As lições são divertidas, intuitivas e imersivas.

Você poderá desenvolver habilidades essenciais no idioma novo de forma natural, sem a necessidade de traduções ou exercícios de memorização!

Disponível para iOS e Android, o app conta com lições que abordam conceitos básicos, passado e futuro, refeições, viagens e apresentações, entre outros tópicos.

Tecnologia brazuca propõe ensino de idiomas em vídeos curtos

Nos dias mais atarefados, parece que os minutos se perdem pelo caminho. Aquele tempo na frente do micro-ondas enquanto o leite esquenta vira uma eternidade. O trânsito que não flui, o elevador que não chega ou a reunião que atrasa parecem complô contra seu dia.

Imagine, agora, se durante todo esse tempo inutilizado você pudesse aprender um idioma?

Parece impossível, mas a metodologia é garantida por dois brasileiros que criaram uma plataforma de ensino por conversação onde tudo o que você precisa é de pequenos intervalos de até um minuto para aprender algo novo — é a Pow eLearning.

Lançada na Irlanda e patrocinada pelo governo do país, a ideia é inovadora e deu origem a uma startup. A proposta tem como foco tempo e produtividade e nasceu dos esforços de dois sócios: um profissional de tecnologia e um de educação e ensino.

A metodologia é inspirada em games on-line com vários jogadores na mesma partida. Os participantes podem entrar, interagir e sair quando quiserem.

É o conceito Open Conversation Module (OCM), que permite a qualquer usuário escolher um tópico, assistir aos vídeos –de até um minuto– e interagir em qualquer ponto da conversa já gravada anteriormente.

Como funciona?

A plataforma interliga pessoas do mundo todo com o mesmo propósito — aprender idiomas. O ensino é baseado em conversação, para que se aprenda o idioma estrangeiro da mesma maneira que se aprende a língua materna quando criança.

Cada tópico é uma conversa, que contém um ou vários vídeos. Juntos, eles abordam determinado assunto. O foco é incentivar uma rápida participação e interação entre usuários de diferentes nações e culturas.

“Desenvolvemos a plataforma do zero, não existe nada sequer parecido na Internet. Para participar é simples, mas, como todo novo conceito, é preciso experimentá-lo para entender como funciona. É como um jogo, onde só é possível uma compreensão clara da ferramenta depois de interagir com outros usuários”, explica o diretor chefe de tecnologia (CTO) da POW eLearning, Marcio Prudencio.

Muitos conteúdos são gratuitos. Mas quem tiver interesse em algo específico, ainda tem a possibilidade de comprar cursos diferenciados, como o de Business, ou pagar aulas on-line transmitidas por vídeo para conversar diretamente com os professores.

Qual é a proposta de ensino?

Cinco anos trabalhando com estudantes internacionais deu ao diretor de uma escola de idiomas em Dublin, na Irlanda, a ideia de criar uma ferramenta para ajudar interessados em aprender idiomas. Em parceria com Marcio, Tiago Mascarenhas iniciou um projeto de pesquisa.

As plataformas de ensino eficientes foram estudadas criteriosamente para que a solução nascesse com uma proposta diferenciada.

“A ideia é interagir com outro idioma ao longo do dia, sem ter que parar suas atividades diárias para estudar. Cada minuto livre é o suficiente para aprender algo novo e cada um aprende de acordo com sua necessidade. Podem existir 200 vídeos sobre o mesmo tópico, mas quando a pessoa achar que já domina aquele assunto, escolhe outro. Não é preciso passar por todos os módulos”, reforça Tiago Mascarenhas, cofundador da empresa.

A plataforma trabalha com ensino de espanhol e inglês. Em seguida, cursos de francês, italiano, português e outros idiomas estarão disponíveis.

Outras instituições brasileiras que também oferecem bons cursos de idiomas

Você sabia que a USP tem cursos de idiomas gratuitos? É o mesmo caso dos Centros de Estudo de Línguas (CELs).

Se você ficar de olho quando abrem as inscrições, poderá aproveitar essa grande oportunidade de estudar e aprender uma língua estrangeira — e de graça. Leia e saiba mais!

USP disponibiliza alguns cursos de idiomas gratuitos, aproveite!

A USP (Universidade de São Paulo) de tempos em tempos abre inscrições para diversos minicursos de línguas estrangeiras, ministrados por alunos-estagiários da Faculdade de Educação. Os interessados poderão aprender gratuitamente idiomas como: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou latim.

Prédio da USP, no Butantã
Crédito: Marcos Santos/USP ImagensCursos de línguas acontecem no campus da USP no Butantã
Entenda a oferta de cursos de idiomas gratuitos da USP

Todos os cursos de línguas da USP são abertos à comunidade interna (alunos, funcionários e docentes da universidade) e à comunidade externa (interessados em geral), sendo oferecidos de forma presencial no campus Butantã (São Paulo). Os estudantes que concluírem as aulas com até 80% de frequência recebem certificado emitido pela instituição.

Veja como se inscrever para os cursos de línguas da USP

É importante ficar atento à abertura das inscrições. Mas atenção: os minicursos de línguas estrangeiras são oferecidos apenas no segundo semestre de cada ano. Os idiomas, com dias e horários das aulas, serão divulgados SOMENTE no período de inscrição.

Para se inscrever, a idade mínima é de 15 anos completos. Não é permitida a inscrição em mais de um curso.

Após as inscrições, há um sorteio eletrônico que define os selecionados. Normalmente, para cada idioma são sorteados 30 alunos para formar as turmas; e também uma lista com 20 suplentes.

Uma observação: caso os sorteados não façam matrícula ou não compareçam na primeira aula, perderão a vaga e serão convocados os suplentes, por ordem de classificação no sorteio eletrônico.

Exercício de inglês
Crédito: iStock/LamaipInglês é um dos cursos de idiomas gratuitos oferecidos na USP
Saiba mais sobre como são as aulas dos minicursos

Os cursos de nível básico/iniciante são oferecidos em um único módulo, podendo variar de um a três meses de duração.

Os minicursos são coordenados e supervisionados por uma equipe formada pelos professores de metodologia do ensino das diferentes línguas e são disponibilizados gratuitamente todos os anos na USP.

Confira a página da FEUSP para obter mais informações, envie um e-mail para ccexfe@usp.br ou ligue para o telefone (11) 3091-3574 para tirar suas dúvidas.

Os Centros de Estudo de Línguas têm inscrições para cursos gratuitos de idiomas, veja!

Quer aprender um novo idioma e de graça? Estudantes da rede estadual de ensino em São Paulo podem se inscrever para as turmas dos cursos gratuitos de idiomas.

Alguns dos idiomas são: alemão, espanhol, francês, italiano e japonês. As aulas acontecem nos Centros de Estudo de Línguas (CELs).

Os cursos dependem da disponibilidade de cada unidade escolar. O cronograma é dividido em semestres e totaliza três anos de atividades, com aulas quatro vezes por semana. Alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental podem participar.

Quadro com tradução espanhol-japonês
Japonês é um dos idiomas que são oferecidos nos Centros de Estudo de Línguas (CELs)

Os cursos trabalham as três noções fundamentais para o aprendizado de uma segunda língua: conversação (focada em situações do cotidiano e mercado de trabalho), gramática e leitura. Testes individuais e em grupo são aplicados para avaliar o desempenho dos alunos.

Para se inscrever, o candidato precisa comparecer em uma das unidades de ensino com um documento de identificação. Caso o aluno seja menor de idade, deve estar acompanhado pelos pais ou responsável no momento da matrícula. As inscrições estarão disponíveis enquanto houver vagas.

Clique aqui e veja a unidade do CEL mais próxima ou entre em contato com a Secretaria da Educação para mais informações sobre os cursos gratuitos de idiomas. Bons estudos!

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.