Como aprender Libras on-line e grátis? Confira nossas dicas
A internet é uma ferramenta importante para democratizar o acesso a conteúdos. Há muitas opções para você aprender Libras on-line e sem gastar nadinha.
O ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) vem sendo cada vez mais difundido e divulgado. Para as pessoas surdas, a comunicação é o que lhes dá autonomia. Para os ouvintes, aprender Libras é mostrar que o mundo pode, e deve, ser mais acessível e inclusivo.
Que tal ver algumas das melhores dicas para aprender Libras on-line e grátis? Veja a seguir.
Aplicativo gratuito ensina Libras de maneira fácil
Um grupo de estudantes do curso de Ciência da Computação desenvolveu o aplicativo Librazuka, que ensina de maneira simplificada a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ideia é facilitar a comunicação com pessoas que têm deficiência auditiva e de fala.
- Curso gratuito de Libras em SP abre 1,5 mil vagas
- Cambridge tem plataforma que ajuda a aprender inglês de graça
- Plataforma da Unesp oferece 70 cursos gratuitos online
- Curso gratuito de básico de Libras abre inscrições em SP
O aplicativo apresenta módulos teóricos (alfabeto, números e gramática) e jogos que auxiliam na fixação do conteúdo.
Além disso, o app conta com dois dicionários (Ordem alfabética e Configuração de Mão) e opção com realidade aumentada — ao posicionar a câmera do celular sobre uma imagem pré-determinada, uma animação 3D é exibida demonstrando o sinal em Libras para aquela palavra.
O Librazuka está disponível para Android e pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. Mais de 50 mil downloads já foram realizados.
O projeto surgiu durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes Alex Vieira Bastos, 24, Amanda Botelho de Souza, 24, e Henrique Erico de França, 25, da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.
A partir de algumas pesquisas, os alunos perceberam que, mesmo sendo a segunda língua oficial do Brasil, Libras ainda é desconhecida para a maioria dos brasileiros. Somado a essa necessidade, também havia espaço no mercado que impulsionasse a iniciativa.
Com a ideia planejada, surgiu o desafio de aprender Libras. Os alunos se matricularam para entender como falar Libras e, inclusive, desenvolveram o aplicativo com validações e experiências próprias realizadas durante esse aprendizado.
7 canais no YouTube para aprender o básico de Libras
O Catraca Livre selecionou sete canais do YouTube que trazem o conteúdo básico para um iniciante de Libras.
Quer saber como falar em Libras? Confira:
1. Curso de Libras – Paula Maria Markewicz
3. Aprenda Libras – Kelly Canuto
5. Éden Veloso
6. Educolibras
Professora cria site para contar histórias infantis em Libras
A internet é uma ferramenta importante para democratizar o acesso a conteúdos e, além disso, é um espaço que reúne diferentes assuntos e interesses.
Crianças com acesso à internet têm a possibilidade de escolher seus canais de preferência, mas ainda existem algumas exclusões. Deficientes auditivos encontram barreiras, já que a linguagem de Libras nem sempre é aplicada.
Reunindo histórias de literatura infantil em linguagem de Libras
Pensando nisso, Carolina Hessel, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e uma das responsáveis pela disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Faculdade de Educação, criou o projeto Mãos Aventureiras. É um site e canal no YouTube onde ela conta histórias de literatura infantil em Libras.
Com atualização semanal, o desejo da professora é atingir escolas para surdos e também as que não são específicas.
“A internet é uma maneira barata e fácil de dar acesso para todos. Quero preencher esta lacuna para as crianças surdas e também enriquecer o acervo de histórias sinalizadas na internet”, explicou.
Fazendo diferente em um projeto inovador
Segundo Carolina, no Brasil não há outro site que apresente literatura infantil variada em Libras. Outros sites, que são poucos, mostram apenas contos clássicos como Contos de Fadas, dos irmãos Grimm.
“Minha inspiração veio porque sempre gostei contar histórias em Libras com livros, desde que trabalhava nas escolas de surdos. Também quero dar acesso à literatura infantil mais diversa e de qualidade para este público”.
Cada história é escolhida de acordo com a época. Entre a lista de livros que já foram utilizados estão: Adelia, de Jean-Claude Alphen (Prêmio Jabuti); Carona na vassoura, de Julia Donaldson e Axel Scheffler; O presente do Saci, de Lalau & Laurabeatriz.
“Também conto histórias clássicas, como O sanduíche da Maricota, de Avelino Guedes, muito trabalhado na Educação Infantil”, revela.
Veja abaixo uma dessas histórias: