Arte, cultura e cinema são temas de seminário com a grupo norte-americano Wooster
Pesquisadores da UFF. UNIRIO E UFRJ também são palestrantes no evento
O grupo nova-iorquino de teatro “Wooster Group”, conhecido por mudar a linguagem do teatro utilizando autobiografias juntos a textos existentes de forma complexa e original, passa pelo Brasil. E, de 25 à 27 de março, na Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, acontece o seminário “Seminário Figuras do Movimento: Arte/Cultura/Cinema” com integrantes da companhia e especialistas da UFF, UFRJ e Unirio.
A diretora e fundadora da companhia teatral, Elizabeth LeCompte, a atriz e integrante original Kate Calk e o vídeo-artista Zbigniew Bzymek irão fazer palestras e exibir vídeos de trabalhos realizados pelo grupo durante os dias de palestra. A ideia é propiciar uma discussão dos métodos de trabalho da companhia, seu processo de criação e montagem, técnicas utilizadas e formas de atuação.
Esta é a segunda vez que o Wooster Group vem ao Brasil. A primeira foi em 1995, em São Paulo. Mas a companhia nunca se apresentou no Rio. O seminário, promovido pelo Sesc-Rio, é gratuito e as mesas começam às 10h.
Confira a programação de palestras:
[tab:Segunda (25)]
10h: A imagem na música, no teatro e nas artes visuais
Palestrantes: Angela Materno (Unirio), Rodolfo Caesar (UFRJ) e Sergio Bruno Martins
Mediação e debate: Flora Sussekind (FCRB/Unirio)
13h30: Vídeos Wooster Group
“Brace Up!” (1991, 2003) – A versão do Wooster Group para “As três irmãs”, de Anton Tchekhov, com texto de Paul Schmidt e direção de Elizabeth LeCompte.
“House/Lights” (1999) – Espetáculo dirigido por Elizabeth LeCompte e definido, pelo grupo, como a colisão de “Doctor Faustus lights the lights”, de Gertrude Stein, com o filme B de Joseph Mawra, “Olga’s house of shame”.
[tab:Terça (26)]
10h: Registro Duplo – o trabalho de Christiane Jatahy e Juan Dominguez
Palestrantes: Christiane Jatahy, Marina Vianna e Lucia Yanez
Mediação e debate: Beatriz Resende (UFRJ)
13h: Vídeos Wooster Group
“Rumstick Road” (1976-1980), criação de Spalding Gray e Elizabeth LeCompte, em colaboração com Libby Howes, Bruce Porter, Ron Vawter, que toma por base material autobiográfico ligado à experiência familiar de Gray, em particular o suicídio de sua mãe.
“To You The Birdie!” (2002) – versão do grupo para “Fedra”, de Racine, com texto de Paul Schmidt e direção de Elizabeth LeCompte.
16h: “Wooster Group: técnicas e processos de criação” – Encontro com Elizabeth LeCompte, Kate Valk e Zbigniew Bzymek.
Mediação e debate: Ana Bernstein (UNIRIO)
[tab:Quarta (27)]
10h: Stein, Eisenstein, Novarina
Palestrantes: Inês Cardoso Martins Moreira (Unirio), Vanessa Teixeira de Oliveira (Unirio), Ângela Leite Lopes (UFRJ) e Rafael Luna (UFF)
Mediação e debate: Tânia Dias (FCRB)
12h: “Future Real Moments” – de Zbigniew Bzymek – pequenas sequências que constituem uma espécie de “filme-dentro-do-blog” sobre o cotidiano e o processo de trabalho do Wooster Group.
14h: A grande Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades e o Teatro do Pequeno Gesto
Palestrantes: José da Costa (Unirio), Marília Felippe (Cia de Mysterios) e Fátima Saadi (Pequeno Gesto)
Mediação e debate: Vanessa Teixeira de Oliveira (UNIRIO)
16h: Vídeo experiências
Maria Borba – Sobre “Astronautas”, “Formas Breves” e a interação entre ciência, cinema, música e teatro no seu trabalho.
Gabriela Noujaim – Sobre “As Fiandeiras”, “céu e mar”, “o ovo da serpente”,
“xadrez” e o dialogo com formas diversas de imagem técnica no seu trabalho.
Mediação e debate: Vera Lins (UFRJ).
