Atividades fora da sala de aula são fundamentais para o aprendizado
Engana-se quem pensa que, para estudar, é preciso estar dentro do ambiente escolar tradicional
Em atividades de fora da sala de aula, os estudantes podem vivenciar, com atividades práticas, o que viram dentro da escola e também são estimulados a levantar hipóteses e a fazer descobertas. Esse aprendizado é uma tendência crescente, ainda mais se pensarmos no período pós-pandemia.
Apenas a sala de aula tradicional não atende às demandas que as crianças e os adolescentes têm hoje e aos desafios que terão no futuro. Pensando nisso, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), apresenta como qualquer lugar pode proporcionar experiências e conhecimentos, independentemente de estar ou não relacionado aos conteúdos aprendidos na escola.
Qual é a importância do aprendizado fora da sala de aula?
Se, para algumas pessoas, pode parecer difícil aprender fora de sala de aula, para outras isso é totalmente possível. Na verdade, a escola organiza e sistematiza o aprendizado, mas nós somos seres curiosos e que aprendem dia após dia em vários contextos, sozinhos ou com ajuda.
- 15 cursos gratuitos da Microsoft para fazer sem sair de casa
- Sesi-SP abre inscrições para curso gratuito de robótica
- Dos palcos para a sala de aula: Beyonce vira tema de curso na Universidade de Yale
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
Um bom exemplo disso são as crianças, que cada vez mais cedo sabem mexer em aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, sem ninguém ensiná-las. Provavelmente, você conhece uma assim, se não for seu próprio filho, não é mesmo?
As crianças aprendem também com desenhos, músicas e vídeos. Dessa forma, tudo pode ser convertido em aprendizagem. Vale lembrar que o contexto de sala de aula vem de gerações recentes. No passado, era comum as pessoas aprenderem em lugares externos, brincando e imitando os exemplos dados pelos adultos.
O estudo fora da sala faz que a criança experimente outros contextos da realidade que não são vistos nos materiais didáticos. Assim, elas conseguem observar e interagir com os fatos que estão estudando em aula. O conceito vai além dos passeios ou das atividades extracurriculares.
Por meio do aprendizado fora da sala de aula, é possível:
• facilitar o entendimento dos conteúdos;
• desenvolver habilidades de observação e comparação;
• permitir uma visão mais ampla do mundo e de sua diversidade;
• trabalhar várias formas de expressão, como interpretação, leitura e escrita;
• estimular autonomia, respeito, responsabilidade e cooperação.
Como funciona esse tipo de aprendizagem?
O ensino fora da sala de aula não é apenas sair por vários locais para observar coisas. É preciso que a equipe pedagógica faça um planejamento consistente, a fim de que essa experiência possa agregar às propostas de cada série. Um bom exemplo é quando os alunos estão estudando a geografia e a história de uma cidade.
Dessa forma, a aula pode acontecer em um passeio pela cidade, visitando museus e parques, observando a arquitetura e conversando com pessoas mais velhas e que conhecem a história do lugar. Antes de ir para campo, é importante ter uma preparação dentro da sala de aula.
Também é fundamental que ocorra uma análise após o laboratório, para os alunos organizarem e assimilarem os aprendizados, além de compartilharem com os professores e colegas as suas observações e conclusões sobre o assunto que foi abordado.
Quer saber sobre a importância da aprendizagem fora da sala de aula? Clique aqui e leia o artigo completo no blog Novos Alunos.
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?