‘Aulões’ gratuitos ajudam alunos na reta final do Enem 2023

A Catraca Livre fez uma seleção de instituições que promovem "aulões" para o Enem 2023. Confira

27/10/2023 05:00

No últimos meses, a rotina de muitos estudantes país afora quem vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) tem sido estudar, estudar e estudar!

No entanto, algumas dúvidas podem surgir na reta final de preparação. Os famosos “aulões” podem ser uma alternativa para uma revisão geral de conteúdo.

‘Aulões’ gratuitos ajudam alunos na reta final do Enem 2023
‘Aulões’ gratuitos ajudam alunos na reta final do Enem 2023 - Divulgação

A Catraca Livre fez uma seleção de instituições que promovem “aulões” para o Enem 2023. Confira abaixo:

‘Aulões’ gratuitos para o Enem 2023

Sistema de Ensino pH

O Sistema de Ensino pH promove no sábado, 28, o “Aulão pH #Enem2023“. O evento é uma grande aula preparatória para jovens que vão prestar o exame.

O encontro, gratuito e aberto a todos os alunos do Brasil, acontecerá das 9h30 às 17h30, no canal do Sistema pH no YouTube.

O evento terá aulas simultâneas de revisão das disciplinas de matemática, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza, língua portuguesa e produção de texto, ministradas pelos autores do sistema.

Ao final, acontecerá uma palestra sobre “motivação na fase do vestibular”.

Descomplica

A plataforma Descomplica fará, também no sábado, 28, um simulado de véspera do aberto para alunos e não alunos da edtech. O teste consegue prever a nota do aluno no exame com até 95% de assertividade, e estará disponível no site da Descomplica por 24h.

Estima-se que um aluno precise de 5h para realizá-la. O teste engloba as quatro áreas de conhecimento do Enem (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e da Natureza) e uma redação.

Nos dias 4 e 11, das 9h às 21h, a editech promove “aulão #12hnerds” de revisão de conteúdo, transmitido ao vivo por 12 horas. É um intensivo com o conteúdo que mais costuma aparecer nas provas.

Em 2022, 80% do conteúdo que caiu no exame foi revisado nos “aulões” da Descomplica.

Nos domingos de Enem, após a finalização das provas, a Descomplica divulga o gabarito (não oficial).

IDOR

O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), braço acadêmico e de pesquisa da Rede D’Or, promove no dia 31 de outubro (terça-feira), a partir das 19h, uma “super live” no Instagram. A participação é livre e gratuita para todos os interessados.

O IDOR desenvolveu uma aula-apresentação didática, informativa e interativa na qual o “mindfulness” (“atenção plena”, em tradução livre do inglês), método que otimiza o aprendizado, será transmitido e ensinado.

Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora, a apresentação contará com a presença e condução de Guilherme Brockington, físico, professor-doutor em Educação e mestre em Ensino de Ciências pela USP (Universidade de São Paulo), e Ronald Fischer, pesquisador do IDOR e doutor em Psicologia Social pela Universidade de Sussex, Inglaterra.

Provas do Enem 2023

As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro e a aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h.

O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. Já no segundo dia, o encerramento acontece às 18h30.

O exame é constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contada a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.