‘Aulões’ gratuitos ajudam alunos na reta final do Enem 2023
A Catraca Livre fez uma seleção de instituições que promovem "aulões" para o Enem 2023. Confira
No últimos meses, a rotina de muitos estudantes país afora quem vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) tem sido estudar, estudar e estudar!
No entanto, algumas dúvidas podem surgir na reta final de preparação. Os famosos “aulões” podem ser uma alternativa para uma revisão geral de conteúdo.
A Catraca Livre fez uma seleção de instituições que promovem “aulões” para o Enem 2023. Confira abaixo:
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- Fatecs abrem inscrições para cursos superiores gratuitos
- Senac-SP e Cisco abrem vagas em 5 cursos gratuitos de TI
- UFRGS abre vagas em 6 cursos de inglês gratuitos
‘Aulões’ gratuitos para o Enem 2023
Sistema de Ensino pH
O Sistema de Ensino pH promove no sábado, 28, o “Aulão pH #Enem2023“. O evento é uma grande aula preparatória para jovens que vão prestar o exame.
O encontro, gratuito e aberto a todos os alunos do Brasil, acontecerá das 9h30 às 17h30, no canal do Sistema pH no YouTube.
O evento terá aulas simultâneas de revisão das disciplinas de matemática, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza, língua portuguesa e produção de texto, ministradas pelos autores do sistema.
Ao final, acontecerá uma palestra sobre “motivação na fase do vestibular”.
Descomplica
A plataforma Descomplica fará, também no sábado, 28, um simulado de véspera do aberto para alunos e não alunos da edtech. O teste consegue prever a nota do aluno no exame com até 95% de assertividade, e estará disponível no site da Descomplica por 24h.
Estima-se que um aluno precise de 5h para realizá-la. O teste engloba as quatro áreas de conhecimento do Enem (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e da Natureza) e uma redação.
Nos dias 4 e 11, das 9h às 21h, a editech promove “aulão #12hnerds” de revisão de conteúdo, transmitido ao vivo por 12 horas. É um intensivo com o conteúdo que mais costuma aparecer nas provas.
Em 2022, 80% do conteúdo que caiu no exame foi revisado nos “aulões” da Descomplica.
Nos domingos de Enem, após a finalização das provas, a Descomplica divulga o gabarito (não oficial).
IDOR
O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), braço acadêmico e de pesquisa da Rede D’Or, promove no dia 31 de outubro (terça-feira), a partir das 19h, uma “super live” no Instagram. A participação é livre e gratuita para todos os interessados.
O IDOR desenvolveu uma aula-apresentação didática, informativa e interativa na qual o “mindfulness” (“atenção plena”, em tradução livre do inglês), método que otimiza o aprendizado, será transmitido e ensinado.
Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora, a apresentação contará com a presença e condução de Guilherme Brockington, físico, professor-doutor em Educação e mestre em Ensino de Ciências pela USP (Universidade de São Paulo), e Ronald Fischer, pesquisador do IDOR e doutor em Psicologia Social pela Universidade de Sussex, Inglaterra.
Provas do Enem 2023
As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro e a aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h.
O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. Já no segundo dia, o encerramento acontece às 18h30.
O exame é constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).
A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contada a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.