Biodiversidade e crescimento urbano na Estação Ciência

Mostra organiza pelo Museu de Zoologia da USP celebra os 25 do centro de ciências

por Tambako the Jaguar
A curadoria da exposição é da profa. Dra. Isabel Landim e do museólogo Felipe Elias, ambos do MZ-USP.

O mesmo planeta como cenário para dois “atos” encenados por todas as formas de vida: biodiversidade e crescimento urbano. Em celebração aos 25 anos da Estação Ciência, o Museu de Zoologia da USP organizou uma exposição que ressalta as questões citadas anteriormente e recebe o público geral de 21 de junho a 4 de novembro.

Com entrada a R$ 6, a mostra Biodiversidade: fique de olho! foi instalada em uma área de 600 m² e conta com animais, esqueletos, paineis, dioramas e maquetes. A proposta é analisar como o Brasil – detentor de 20% de toda a diversidade biológica do planeta – irá lidar com o constante crescimento de suas metrópoles e, consequentemente, da urbanização. Encontrar o equilíbrio entre estas duas realidades é, de fato, um dos grandes desafios listados na agenda do país.

A exposição é sustentada por quatro módulos distintos: Explicando a biodiversidade, que tem como foco a origem da vida na terra e a evolução das espécies ao longo da história; A biodiversidade hoje, com o panorama atual dos animais encontrados nos principais biomas brasileiros; A crise da biodiversidade, com informações a respeito das injunções humanas na natureza e os danos causados por tais ações; O trabalho do cientista e as pesquisas desenvolvidas sob a ótica dos profissionais do MZ – USP.

A entrada é gratuita para menores de 6 anos e maiores de 60 e no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês.