Bolsas para brasileiros ensinarem português nos EUA
Inscrições abertas para 20 bolsas de estudo para professores brasileiros darem aulas em universidades norte-americanas
O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA), da Comissão Fulbright Brasil, está com inscrições abertas para 20 bolsas de estudo para professores brasileiros que estejam interessados em ensinar português nos EUA.
Os selecionados serão direcionados para dar aulas em universidades norte-americanas. As bolsas têm duração de nove meses, com início previsto para agosto/setembro de 2019 até maio/junho de 2020.
Além de ensinar estrangeiros, os participantes terão a oportunidade de frequentar cursos sobre a cultura e história dos EUA, e outras disciplinas de interesse.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
Quem pode se candidatar?
Para se candidatar é preciso ter nacionalidade brasileira, bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2013. Não é permitido já ter participado de programas similares.
O candidato também precisa ter residência fixa no Brasil (durante todo o processo de seleção) e comprovar proficiência em inglês com certificado com data posterior a 1 de julho de 2017 (TOEFL-ITP com nota mínima de 550 pontos; TOEFL-iBT de 79 pontos; ou, IELTS de 6.0).
Benefícios para o bolsista
Os benefícios variam de acordo com a universidade na qual o bolsista será alocado, podendo, por exemplo, incluir itens como: ajuda financeira mensal; passagem aérea internacional; seguro para acidentes e doenças; Seminário de Orientação Pré-Partida em São Paulo; e taxa de visto J-1.
Inscrições para ensinar português nos EUA
As inscrições seguem até o dia 23 de setembro de 2018 e devem ser feitas pelo site da Fulbright Brasil. Para mais informações sobre o programa, leia aqui o edital completo.