Bolsas de estudos nos EUA com tudo pago pela Fulbright
Serão oferecidas até 20 bolsas de estudos integrais para brasileiros
A Comissão Fulbright está com inscrições abertas para bolsas integrais de doutorado pleno. Serão oferecidas até 20 bolsas para pesquisadores de quaisquer área que desejem fazer seu doutorado nos Estados Unidos. As inscrições vão até 30 de abril.
Os alunos contemplados terão suas taxas administrativas e acadêmicas pagas diretamente à universidade anfitriã pela comissão. Além disso, receberão também um valor mensal (que varia conforme o campus) e um adicional de 50% desse valor para cobrir as despesas de um dependente (cônjuge ou filho).
A bolsa também contempla seguro de saúde para o bolsista e seu dependente, passagem de ida e volta entre Brasil e EUA e auxílio de US$ 1.300 (R% 6.570) para que ele se instale no seu local de estudo.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- Universidade da Holanda oferece 50 bolsas de até R$ 90 mil
- Erasmus: como se candidatar às bolsas de mestrado na Europa
Os bolsistas também ficam isentos das taxas do Visto J-1 para os EUA. Os benefícios são válidos pelos primeiros três anos do doutorado.
A partir do quarto ano, caberá à universidade anfitriã assumir os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, além dos valores de subsistência. A duração máxima da bolsa é de seis anos.
Como se inscrever para as bolsas da Fulbright?
Para se candidatar para as bolsas integrais de doutorado da Fulbright, é necessário ter nacionalidade brasileira, residir no Brasil no momento da candidatura e já ter ao menos diploma de bacharelado reconhecido pelo MEC.
Também é necessário apresentar certificado com nota do teste GRE e certificado de proficiência em língua inglesa (TOEFL). A nota mínima é de 102 pontos na modalidade IBT. Mais informações estão no edital do programa de bolsas.
Ao longo do processo de inscrição, o candidato deverá apresentar históricos acadêmicos (incluindo versões em inglês, sem necessidade de tradução juramentada), CV em inglês (máximo de três páginas), certificados de GRE e proficiência em inglês, e currículo Lattes em PDF. Segundo a comissão,
Além desses documentos, será necessário providenciar o contato de três pessoas que deverão enviar, cada uma, uma carta de recomendação. O pesquisador também deverá indicar três universidades de interesse para sua proposta de doutorado, com justificativas.