Brasil fica em 1º lugar em Olimpíada de Matemática no Chile
A delegação brasileira conquistou quatro medalhas na 31ª Olimpíada Iberoamericana de Matemática (OIM), colocando o Brasil em primeiro lugar na competição. O evento, que aconteceu em Antofagasta, no Chile, reuniu 22 países e 86 alunos do ensino médio.
A competição terminou no dia 1º de outubro. Os quatro alunos brasileiros representantes trouxeram medalhas para casa, sendo três de ouro (de Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, Andrey Jhen Shan Chen e João César Campos Vargas, de São Paulo) e uma de prata (de George Lucas Diniz Alencar, de Fortaleza).
- Onde assistir as Olimpíadas em SP: descubra 7 lugares incríveis
- Olimpíadas: em quais esportes o Brasil ainda não tem medalha?
- Em quais modalidades das Olimpíadas o Brasil tem mais medalhas?
- Vôlei nas Olimpíadas de Paris 2024: confira toda agenda de jogos!
Além disso, Pedro Henrique, Andrey, e um argentino foram os únicos entre 86 competidores a conquistaram o chamado “ouro 42”, uma prova consiste em seis problemas e cada um valia sete pontos.
A Olimpíada Iberoamericana de Matemática é uma competição internacional da qual participam os países da América Latina, Espanha e Portugal, representados por equipes de até quatro estudantes que não tenham feito 18 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à competição.