Brasileira na Nasa cria ONG para estimular o interesse de crianças pela ciência
A brasileira Duilia de Mello é a prova viva de que a ciência não é exclusividade do universo masculino. Astrônoma da Nasa (agência espacial americana) há 13 anos, fundou uma ONG “Mulher das Estrelas” para incentivar crianças a se interessarem pelas carreiras científicas.
Voltada para crianças de origem humilde (como ela própria) de todo Brasil, a instituição reúne mentores especializados em áreas como física, matemática e robótica e cria clubes de ciências e competições científicas entre escolas. O objetivo é dar aos estudantes uma chance de ingressar na área.
Leia mais: Na Itália, projeto de contação de histórias envolve crianças no futuro de suas cidades
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
“Quero poder ajudar as pessoas que não tiveram tanta sorte quanto eu, ou que não tiveram uma mãe tão empenhada como a minha”, afirmou a astrônoma em entrevista à BBC Brasil.
Professora de Física e Astronomia na Catholic University of America, em Washington, Estados Unidos, Duilia foi responsável por descobertas importantes como a Supernova 1997D (corpo celeste que surge quando uma estrela muito massiva explode) e as Bolhas Azuis, estrelas que vagam pelo espaço, sem galáxias próprias. Em 2014 ela foi escolhida como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil.