Últimas notícias:
Loading...

Brasileiros conquistam 1º lugar nas Américas em torneio de física

Os estudantes Matheus Pêssoa, Isabella Bijotti, Henrique dos Santos, André Martins de Moraes, Pedro Sardelich e Ricardo Gitti, que cursam física na UFABC (Universidade Federal do ABC), conquistaram o 1º lugar entre as equipes das Américas no torneio International Physicist’s Tournament (IPT).

Foi a primeira vez que uma equipe brasileira participou da competição internacional, realizada na Suécia durante os dias 8 e 13 de abril. Na classificação geral, os seis paulistanos ficaram na 11ª posição, a frente de países como Estados Unidos e China.

Estudantes da UFABC conquistam 11º lugar em competição internacional de física
Estudantes da UFABC conquistam 11º lugar em competição internacional de física

Depois de conseguirem arrecadar 12 mil reais para bancar a viagem por meio de uma vaquinha on-line, o desafio só estava começando. Lá na Suécia, os alunos se dedicavam em resolver um dos 17 problemas da competição e se preparavam para apresentar soluções nos embates com as equipes adversárias.

De acordo com a Galileu, em um dos desafios o grupo elaborou a criação de uma aurora boreal dentro de um laboratório, a construção de um planador de papel e de uma torre inteira feita de blocos de Lego gelatinosos. A ideia é divulgar em vídeos públicos tais soluções, a fim de engajar mais jovens na ciência.

Depois do sucesso, os estudantes pretendem voltar à competição no próximo ano.