Brasileiros conquistam 1º lugar nas Américas em torneio de física

Por: Redação

Os estudantes Matheus Pêssoa, Isabella Bijotti, Henrique dos Santos, André Martins de Moraes, Pedro Sardelich e Ricardo Gitti, que cursam física na UFABC (Universidade Federal do ABC), conquistaram o 1º lugar entre as equipes das Américas no torneio International Physicist’s Tournament (IPT).

Foi a primeira vez que uma equipe brasileira participou da competição internacional, realizada na Suécia durante os dias 8 e 13 de abril. Na classificação geral, os seis paulistanos ficaram na 11ª posição, a frente de países como Estados Unidos e China.

Arquivo Pessoal/Matheus Pêssoa
Estudantes da UFABC conquistam 11º lugar em competição internacional de física

Depois de conseguirem arrecadar 12 mil reais para bancar a viagem por meio de uma vaquinha on-line, o desafio só estava começando. Lá na Suécia, os alunos se dedicavam em resolver um dos 17 problemas da competição e se preparavam para apresentar soluções nos embates com as equipes adversárias.

De acordo com a Galileu, em um dos desafios o grupo elaborou a criação de uma aurora boreal dentro de um laboratório, a construção de um planador de papel e de uma torre inteira feita de blocos de Lego gelatinosos. A ideia é divulgar em vídeos públicos tais soluções, a fim de engajar mais jovens na ciência.

Depois do sucesso, os estudantes pretendem voltar à competição no próximo ano.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.