Brinquedos são ferramenta de desenvolvimento cognitivo infantil

Quando uma criança brinca, não está somente se divertindo mas também aperfeiçoando uma série de habilidades, como raciocínio lógico, atenção e memorização

Hora de brincar ou de estudar? Ora, e por que não as duas coisas ao mesmo tempo? Afinal, os brinquedos são potentes instrumentos para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

Os brinquedos são uma importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças
Créditos: Reprodução/novosalunos.com.br
Os brinquedos são uma importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças

Tipo de presente mais desejado pelos pequenos no Natal ou no aniversário, o brinquedo não serve apenas para a diversão.

Ele desempenha também um papel importante na lapidação das habilidades infantis.

Afinal, o que é desenvolvimento cognitivo?

Quando falamos em desenvolvimento cognitivo, estamos nos referindo ao aperfeiçoamento de uma gama de habilidades e competências mentais.

Essas capacidades são inatas a nós, seres humanos, porém precisam ser refinadas e lapidadas a partir de seu estado bruto.

Esse processo de desenvolvimento se dá por meio da aprendizagem, na qual nos engajamos em todos os dias de nossa vida, ainda que de forma inconsciente.

O desenvolvimento infantil é a fase inicial desse processo de lapidação e uma das mais importantes, pois sedimenta as bases de nossa personalidade e a nossa capacidade de adaptação.

Quando uma criança brinca, não está somente se divertindo mas, sim, aperfeiçoando uma série de habilidades, como raciocínio lógico, atenção, memorização, linguagem, coordenação motora, abstração, adaptabilidade social e resolução de problemas. Como você já deve saber, todos esses aspectos serão necessários durante a vida adulta.

Por que essa evolução é tão acelerada na infância?

Na infância, uma quantidade maior de sinapses é feita em nosso cérebro a partir dos estímulos sensoriais que recebemos. Quanto mais sinapses, maior a capacidade cognitiva.

Para a criança, qualquer estímulo sensorial — toque, fala, audição, paladar, visão etc. — leva à comunicação entre os neurônios, facilitando o aprendizado.

A infância é, portanto, o terreno mais fértil para as descobertas e para a aprendizagem.

Para um bebê recém-nascido, por exemplo, carinho, colo e até a própria voz dos pais são estímulos suficientes para que as sinapses disparem e o mundo comece a ser compreendido, tornando-se cada vez mais familiar.

Qual é a importância dos brinquedos no desenvolvimento cognitivo?

Embora para os adultos a maioria dos brinquedos acabe sendo um jeito de manter a criança entretida enquanto resolvem “questões de gente grande”, a verdade é que eles vão bem além disso.

Os brinquedos, em sua maior parte, providenciam os estímulos sensoriais dos quais a criança precisa para formar mais sinapses e aprender.

Eles são, para seu filho, instrumentos de aprendizagem, tanto quanto um livro o é para um adulto.

À medida que a criança cresce, os brinquedos fornecem oportunidades de aprendizado adequadas ao seu nível de compreensão.

Por meio do tato e da capacidade analítica, auditiva e visual, seu filho se desenvolverá enquanto brinca, lapidando funções cerebrais que mais tarde utilizará para interagir com outros seres humanos, tomar decisões e resolver os entraves do dia a dia.

Leia esta matéria completa no blog Novos Alunos.