British Council oferece curso gratuito de programação
Podem participar docentes das três esferas do ensino público: municipal, estadual e federal
O British Council, instituição pública criada pelo governo do Reino Unido, está com inscrições abertas para curso gratuito de competências computacionais e programação voltado para professores dos ensinos fundamental 2 (6º ao 9º ano) e médio da rede pública de Goiás.
Podem participar docentes das três esferas do ensino público: municipal, estadual e federal. As inscrições pode ser feitas até 31 de março pelo link: abre.go.gov.br/codificagoias.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), o Codifica+ é um projeto pioneiro de desenvolvimento profissional contínuo focado em implementar o ensino de pensamento computacional e programação para professores.
- 6 cursos gratuitos de computação em nuvem para fazer hoje mesmo
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
O curso gratuito de programação
O programa completo contempla cursos e mentorias que totalizam 80 horas, das quais 60 horas são dedicadas aos cursos básico e avançado, com 30 horas cada.
Enquanto o módulo básico, a ser implementado entre abril e maio deste ano, comporta uma matriz curricular que cruza o pensamento computacional com disciplinas tradicionais como matemática, história e português.
O módulo avançado também incluirá mentoria e, posteriormente, capacitação do território para que a formação ocorra em laboratórios da rede estadual de ensino profissionalizante de Goiás.
Nesta primeira etapa, serão abrangidas 24 cidades nas quais o governo estadual tem ou terá laboratórios de robótica com ensino voltado para crianças e adolescentes.
São elas: Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Caldas Novas, Catalão, Cavalcante, Cristalina, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Mineiros, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade, Uruana e Valparaíso de Goiás.
A iniciativa também terá como foco o trabalho com vieses de gênero e raça em sala de aula, visando incentivar meninas e pessoas negras a perseguirem carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no futuro.