Capes seleciona 100 professores para estudar em Portugal
Podem concorrer às bolsas de estudo professores alfabetizadores que atuam nas redes públicas da educação básica e concluíram o curso on-line ABC
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou um edital para selecionar cem professores da rede pública de educação básica interessados estudar em Portugal com tudo pago. As inscrições terminam dia 29 de abril de 2022.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal – Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP).
O curso gratuito terá carga horária de 240 horas e duração de seis semanas. As aulas serão ministradas na cidade do Porto.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Os professores selecionados irão receber ajuda de custo no valor de € 800 (R$ 4.100). Além das passagens aéreas, hospedagem, seguro-saúde, alimentação, deslocamento e material didáticos custeados pela Capes.
Cronograma das inscrições
O candidato precisa estar cadastrado e com currículo atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica, até o dia 29 de abril.
As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes), até as 18h do dia 6 de maio. Ele terá até 26 de junho para concluir o Curso ABC, na modalidade on-line. O resultado final será divulgado em 1º de agosto.
O embarque para Portugal está previsto para acontecer de 28 a 30 de outubro. A capacitação, com 240 horas, terá seis semanas de duração e ocorrerá entre novembro e dezembro desse ano. Lei mais no edital aqui.