Casa das Rosas oferece curso gratuito de escrita criativa; inscreva-se agora
O curso é presencial no museu em São Paulo; a inscrição não garante a vaga e todos passarão pelo processo de seleção
A Casa das Rosas, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis, está com inscrições abertas para a 13ª edição do CLIPE – Curso Livre de Preparação de Escritores.

O CLIPE adulto, oferecido pela instituição museológica desde 2013, já colaborou na formação de mais de 800 pessoas nos últimos doze anos. E nas edições online dos anos anteriores alcançaram pessoas de países da América Latina e Europa.
Como funciona o curso?
Na categoria adulto e presencial, os requisitos para participar são: ter mais de 18 anos e interesse pela escrita. As inscrições seguirão abertas até o próximo domingo, dia 30 de março.
- Esta verdura foi eleita a mais saudável que existe; veja benefícios e dicas de como consumir
- Dor no joelho: conheça as quatro principais causas
- Demência: estes sinais pouco conhecidos podem indicar a doença
- Primavera na França: o que fazer em Bordeaux e Saint-Émilio
O curso é totalmente gratuito e a edição de 2025 apresenta a proposta de oferecer uma formação de escrita criativa, com foco nas linguagens e referências relacionadas ao espaço físico e simbólico dos museus. Um dos objetivos é possibilitar um diálogo entre o espaço museológico, a literatura, o patrimônio detalhado e a escrita.
Dividida em cinco módulos entre os meses de maio e outubro, a turma do CLIPE adulto será composta por até 30 aulas, geralmente às quartas-feiras, das 19h às 20h45, mediadas por profissionais de museus e da literatura.
Ao final do curso, os participantes apresentarão texto ou projeto de conclusão com base nas atividades realizadas ao longo dos meses.
Docentes e módulos
O corpo docente da edição deste ano traz trajetórias profissionais experientes em meios literários e museológicos, entre eles:
- Carol Rodrigues, escritora das obras “A mulher do padre” (Antigo), “O melindre nos dentes da Besta (7Letras) e “Sem vista para o mar” (Edith), roteirista, professora, curadora e produtora cultural de exposições como a “Ocupação Hilda Hilst”;
- Janine Rodrigues, educadora, escritora e psicanalista, especialista em diversidade, letramento racial e relações étnico-raciais, além de roteirizar obras como a curta experimental de animação “O filho do vento”, participante de 14 festivais de cinema.
Já os temas dos módulos que a turma encontrará no CLIPE adulto deste ano são:
- Maio – Territórios de ficção;
- Junho – Um teto todo seu;
- Agosto – Roteiros do Imaginário;
- Setembro – Poéticas da curaria;
- Outubro – Escrever um museu.
Como se inscrever?
Para participar do processo seletivo do CLIPE adulto 2025, os interessados devem preencher um formulário e sinopse do projeto no site da Casa das Rosas (clique aqui para acessar). Para relembrar: as inscrições vão até o próximo domingo, 30.
A inscrição não garante a participação do curso, haverá processo de seleção. No dia 17 de abril, as pessoas selecionadas receberão um e-mail com o resultado e deverão confirmar a matrícula.
A previsão de início das aulas é numa quarta-feira (07/05), das 19h às 20h45, na sala multiuso.