Casa Guilherme de Almeida oferece cursos gratuitos sobre a Tropicália

Cursos e palestras sobre o movimento da Tropicália têm inscrição gratuita

Os apaixonados pela Tropicália vão ter a chance de compreender melhor esse movimento cultural brasileiro da década de 1960. Isso porque a Casa Guilherme de Almeida, localizada no Sumaré, vai sediar uma extensa programação de cursos, palestras e recital voltados ao tema. Tudo com entrada Catraca Livre.

As atrações fazem um passeio pelo estilo de Caetano Veloso, pela voz de Gilberto Gil, pelo cinema tropicalista e pela trajetória de Torquato Neto. Para participar, basta fazer uma inscrição prévia pelo e-mail casaguilhermedealmeida@gmail.com ou pelo telefone (11) 3673-1883.

Confira a programação completa:

– Curso: “Forma e estilo em Caetano Veloso”

Dias 13, 14, 15 e 16 de janeiro, das 19h às 21h
Por Carlos Rennó

O curso abordará os elementos que colaboram para a riqueza formal e estilística na poética da obra de Caetano. Em foco, aspectos de suas letras como sonoridade, com destaque para o seu rimário rico; o emprego de aliterações e anagramas; medidas poéticas clássicas e de formas de natureza vanguardista; citações poéticas cultas; as musicalizações de poemas concretistas; relações de equivalência entre palavras e notas musicais. Um artista que, atuando no âmbito da canção pop, rompe com os limites entre alta e baixa cultura, cultura popular e erudita, poesia e letra de música. Serão estudadas as canções “Alegria, alegria”, “A tua presença”, “Oração ao tempo”, “London London”, “Sampa”, “Escândalo”, “Vaca profana” e “Rapte-me, camaleoa”, entre outras.

– Palestra: “O Transe da Terra – panorama do cinema tropicalista”

Quarta-feira, 21 de janeiro, às 19h
Por Donny Correia

Esta palestra abordará aspectos da estética do Cinema Novo, composto por cineastas como Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade e José Agrippino de Paula, durante a década de 1960. As obras produzidas no período buscaram unir elementos da cultura e da história brasileiras, além de criar uma identidade nova para a arte nacional. Tais produções contribuíram para o surgimento do Tropicalismo. Durante o evento, serão vistos trechos de filmes como Terra em transe, Desesperato, Macunaíma e Hitler 3º Mundo.

– Palestra: “Gil Rouxinol”

Quinta-feira, 22 de janeiro, às 19h
Por Carlos Rennó

A palestra terá como foco as letras de Gilberto Gil, procurando distinguir suas qualidades estéticas, observadas à luz de alguns referenciais teóricos para leitura e análise de poesia e letras de canções. A identificação de relações entre som e sentido nas composições será um dos objetivos buscados, que incluirão, também, a associação da obra do compositor com a história recente da poesia brasileira.

– Palestra: “Torquato Neto, 70 anos – A trajetória do anjo louco”

Sábado, 24 de janeiro, às 10h30
Por Paulo Andrade

Esta palestra pretende oferecer um panorama abrangente sobre a vida e a obra de Torquato Neto, um dos poetas mais representativos da vanguarda tropicalista brasileira. Serão apresentados e discutidos trechos de poemas e letras de canções criados pelo autor.

– Recital “Torquato Neto: Poética da resistência”

Sábado, 24 de janeiro, às 12h
Por Fernanda de Almeida Prado e Pedro Keiner

O recital organizado pela produtora Fernanda de Almeida Prado, com músicos convidados, pretende celebrar a obra do poeta Torquato Neto, oferecendo ao público a leitura de alguns de seus poemas e a execução de canções, de diversos compositores, que trazem letras suas.