Catraca Livre e alunos da ESPM lançam plataforma de consumo colaborativo

A seção "Mercado" abrirá espaço para a divulgação de produtos criativos e acessíveis

Por Redação
05/06/2013 16:47 / Atualizado em 04/05/2020 11:49

Da esquerda para direita: Enio Moraes, Isabella Giordano, Juliana Aguilera (baixo), Talitha Adde e Laís Guidi.
Da esquerda para direita: Enio Moraes, Isabella Giordano, Juliana Aguilera (baixo), Talitha Adde e Laís Guidi.

Laís, Isabella, Talitha e Juliana. Nomes diferentes, vivências diferentes e dois pontos em comum: o jornalismo e a aposta no conceito de “consumo colaborativo”. Entre os meses de abril e maio, a Agência de Jornalismo – formada por alunos e professores da ESPM – iniciou um processo de seleção que destacaria 4 estudantes para desenvolver a nova editoria do site Catraca Livre, Mercado. Nela, pautas relacionadas à compra, venda e troca de produtos criativos e acessíveis ganhariam destaque.

As estudantes do 3º semestre de jornalismo apostaram na criação de um espaço online no qual o consumo fosse consciente e ligado à responsabilidade social. “Um dos pontos importantes do trabalho é criar a consciência sobre os impactos do consumo no planeta”, ressalta Isabella Giordano.

Assim como as colegas jornalistas, Isabella é responsável por um tema específico dentro da plataforma: “Consumo Social”. A partir desse recorte, a estudante trabalha com assuntos que envolvem pequenos produtores e instituições que captam recursos a partir da venda de seus produtos. O grupo é orientado por jornalistas do Catraca Livre que avaliam as pautas sugeridas, orientam quanto a formatação dos textos e estruturam as matérias de acordo com a linha editorial do site.

Aprendizado na prática

Todas as alunas citaram a síntese de informação e o prazo de entrega das notícias como dois fatores que contribuem efetivamente para sua formação. O conteúdo prático está inserido no curso de jornalismo da ESPM desde cedo. “O curso da faculdade nasceu com a proposta de uma grade mais prática, que estimulasse o aprendizado do aluno desde o início”, explica Enio Moares, professor e editor da sessão “Vila Mariana“, no Portal de Jornalismo.

Com esse projeto, tanto a Agência de Jornalismo quanto o Catraca Livre pretendem divulgar novas práticas ligas ao mercado sem excluir a prestação de serviços que contribuem para o melhor convívio na cidade.