CCJ comemora mês da Fotografia com programação especial
Prepare os flashs, obturadores, lentes e foco, que o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) celebra em agosto o mês da Fotografia. O motivo é simples: no domingo, 19, comemora-se o Dia da Fotografia e para festejar a data, o CCJ promove uma programação mensal, repleta de oficinas, workshops e outras atividades.
Para participar dos eventos é preciso ter mais de 15 anos e se inscrever diretamente na recepção do CCJ ou pelo email [email protected]. A programação é inteiramente Catraca Livre.
O CCJ fica Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, bairro da Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo. Mais informações, pelo telefone (11) 3984-2466 ou no site oficial.
Oficinas
Olha aqui
De 02 a 30/08, quintas, das 19h às 21h30. Lab C
As técnicas de captação da imagem fotográfica estão ligadas à busca de um olhar próprio. Partindo da intervenção no espaço social, a oficina vai trabalhar a construção deste “olhar”, a partir da história e a da percepção de cada participante. Com: João Shiroma Goldenstein. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ. 10 vagas.
Fotografia em 3D
Dia 05/08, domingo, das 10h às 18h. Sala de Projetos
Esta oficina vai transportar o apaixonado por imagens para um mundo em três dimensões. Será trabalhada uma breve história da Estereoscopia, o efeito de profundidade e noções de perspectiva. Obs.: trazer máquina fotográfica digital ou celular com câmera e cabos para descarregar as imagens no computador. Com: Marcia Lima e Walmir Inacio. 15 vagas.
Fotografia Alternativa – Anthotype
Dias 08 e 10/08, quarta e sexta, das 16h às 18h. Espaço Sarau
Experimentação de uma técnica fotográfica histórica do século XIX, realizada a partir do uso de plantas, frutos ou flores. O participante aprenderá: confecção da imagem, montagem e conservação. Com: Elizabeth Lee. 15 vagas.
Projeto Cidade Invertida: Fotografia Pinhole
Dia 11/08/2012, sábado, das 10h30 às 13h. Hall de Entrada
Após tomar contato com a história da formação da imagem ótica e com a produção contemporânea de fotografia artesanal, os participantes construirão uma pequena câmera sem lentes e poderão fotografar e revelar suas imagens no trailer do projeto, que funciona como um laboratório móvel. Com: Ricardo Hantzschel (Coordenação), Gustavo Falqueiro e Anna Clara Hokama (Educadores). 16 vagas.
Pinhole com filme
Dia 11/08, sábado, das 15h às 18h. Espaço Sarau.
Pinhole (buraco de agulha) é um tipo de fotografia produzida com câmaras escuras sem lentes, que podem ser produzidas de modo simples, barato e artesanal. Os participantes construirão sua própria câmera utilizando caixa de fósforos e filme fotográfico, para obter fotografias pretas e brancas ou coloridas. Com: Luciana Castilho e Mauricio Silva. 15 vagas.
Oficina de retrato
Dia 15/08, quarta, 14h às 17h. Espaço Sarau.
A oficina tem como objetivo o ensino da composição e luz para produzir retratos com uso de celular, câmeras compactas ou câmeras digitais reflex. Serão apresentados trabalhos de grandes retratistas desde o início da fotografia até a produção contemporânea. Obs.: trazer câmera fotográfica digital ou celular com câmera. Com: Edison Angeloni e Elizabeth Lee.15 vagas.
Câmera obscura portátil
Dia 17/08, sexta, 15h30 às 18h. Espaço Sarau
Confecção de pequena câmera obscura, possibilitando visualizar imagens projetadas no seu interior. Nesta técnica, são utilizados materiais simples e de fácil manuseio como papel e cola. A atividade proporciona o fácil entendimento da formação da imagem. Com: Edison Angeloni. 15 vagas.
Workshops
Light Painting
Dia 15/08, quarta, das 18h às 21h. Espaço Sarau.
A proposta da atividade é a produção de imagens noturnas, iluminadas por aparelhos como lanternas, flashes, displays de celulares, isqueiros ou qualquer outra fonte de luz. Cada fotografia torna-se coletiva, pois toda a preparação e execução devem ser realizadas em conjunto. Com: Edison Angeloni e Elizabeth Lee. 10 vagas.
Processos alternativos/ Cianotipia
Dias 18/08, sábado, das 11h às 18h. Cozinha
Os participantes aprenderão a produzir imagens por meio da técnica de cianotipia: um processo artesanal de impressão fotográfica que utiliza as propriedades de sais de ferro sensíveis à luz ultravioleta. Obs.: trazer secador de cabelo, luvas de borracha e avental impermeável, vestir sapatos fechados e calças que possam manchar. Com: Patrícia Yamamoto. 15 vagas.
Atividades especiais
Fotografia de rua ao redor do CCJ
Dia 19/08, domingo, das 11h às 17h. Sala de Projetos
Os participantes irão explorar os principais artifícios de uma câmera fotográfica para melhor captura técnica da imagem, e desenvolver um olhar fotográfico visando a estética plástica. As fotos produzidas serão divulgadas no Flickr do CCJ. Obs.: trazer máquina fotográfica digital ou celular com câmera, e cabo USB. Com: Marcos Marini e Patricia Kitamura. 15 vagas.
Saída fotográfica: Mercado Municipal e Centro Antigo
Dia 26/08, sábado, 10h. Encontro no Hall de Entrada
Produção de imagens com orientação técnica do fotógrafo Marcos Marini. Após a saída, será realizada uma oficina para estudar e analisar imagens captadas durante a caminhada. A saída será junto com o CCJ Visita. Obs.: trazer máquina fotográfica digital ou celular com câmera. 15 vagas.