CEFET-MG abre vagas em cursos gratuitos de graduação
As inscrições vão até 30 de junho e a seleção será feita por meio da nota do Enem
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) abriu 604 vagas em cursos gratuitos de graduação para o segundo semestre de 2024.
As inscrições vão até 30 de junho e a seleção será feita por meio da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O requerimento de inscrição deve ser preenchido exclusivamente pela internet, no site da Coordenação de Processos Seletivos (Copeve) do CEFET-MG. Há oportunidades para os campi de Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Leopoldina e Varginha.
- Saiba tudo sobre o jogo que está liderando a categoria de Terror no ‘Fortnite’
- Personagens icônicos de ‘Cyberpunk 2077’ invadem universo de ‘Fortnite’
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos do CEFET-MG?
Podem se inscrever no processo seletivo candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem (2021 ou 2022 ou 2023).
Também é necessário ter obtido, no mínimo, 100 pontos na prova de Redação e em cada uma das demais provas (Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
É preciso que o interessado tenha comparecido a todos os dias de provas da edição do Enem que está sendo considerada para a seleção. As notas obtidas pelos candidatos serão consultadas pelo próprio CEFET-MG junto ao Ministério da Educação (MEC).
Reserva de vagas
De acordo com o CEFET-MF, pelo menos 50% das oportunidades serão destinadas ao acesso pelas modalidades do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) e o restante será destinado ao acesso pela Ampla Concorrência (AC).
Todas as vagas do SRV serão destinadas exclusivamente aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras, segundo especificações do edital.
No mínimo, 50% dessas vagas serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa da família (per capita). Será respeitada também a proporção mínima igual de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência na população de Minas Gerais, segundo o censo demográfico IBGE 2022.
As demais especificações sobre o SRV, bem como documentos para inscrição, distribuição das vagas, turno e duração dos cursos, entre outras informações, estão disponíveis no edital nº 229/2024, que é de leitura obrigatória. Todas as informações sobre o processo seletivo serão disponibilizadas no site da Copeve.