Cidade fará um concurso para eleger o secretário da Educação
Diferente da tradição de nomear secretários com base em favores políticos, o prefeito eleito de Londrina (PR), Marcelo Belinati (PP-PR), decidiu abrir um concurso que vai escolher o futuro secretário municipal de Educação.
Tudo bem que a iniciativa se restringe somente a este cargo, mas já é um passo para que outras cidades brasileiras se inspirem. Segundo reportagem da Exame, a proposta partiu do deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), que preside a Frente Parlamentar Mista de Educação do Congresso Nacional.
Quanto às inscrições, elas podem ser feitas por candidatos de qualquer parte do país. Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de novembro. O ideal é ter curso superior completo, ampla experiência em cargos de liderança, ser inovador e se identificar com Educação.
A remuneração será aproximadamente de R$ 9,7 mil e o início na função será no dia 1º de janeiro de 2017.
A seleção será feita junto com o Instituto Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos especializada na alocação de profissionais em governos. Haverá análise da trajetória profissional, teste de raciocínio lógico e analítico, entrevista com os membros da rede municipal de Londrina e uma entrevista final com uma banca avaliadora disciplinar. O prefeito eleito dará a decisão final.